História da Polícia Militar do Pará

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DIA NACIONAL DA EQUOTERAPIA / POLÍCIA MILITAR


Com o objetivo de ampliar o reconhecimento do método terapêutico Equoterapia junto à sociedade brasileira, foi instituído o dia 9 de agosto como o Dia Nacional da Equoterapia (Lei nº 12.067, de 29 de outubro de 2009), por iniciativa do Senado Federal. Em comemoração a data, na terça-feira (09), o Centro Interdisciplinar de Equoterapia da Policia Militar do Pará – CIEQ-BELÉM, realizará uma Ação Social de Cidadania para pessoas com deficiência da Equoterapia.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de: saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência física e/ou necessidades especiais. A Equoterapia foi reconhecida como método terapêutico de reabilitação motora em 1997, pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitacional e pelo Conselho Federal de Medicina.

O Programa de Equoterapia da Polícia Militar do Pará iniciou suas atividades no ano de 1993 e graças ao reconhecimento junto a comunidade científica e devido ser o único atendimento terapêutico com cavalo no Estado do Pará, existe uma procura muito grande. Em razão disto, o atendimento do CIEQ foi expandido para, além de Belém, o município de Castanhal.

Fonte: Portal da PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário