História da Polícia Militar do Pará

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Estande Virtual da PMPA deve ser adquirido em menos de 02 anos

O convênio assinado entre a SENASP e a PMPA em dezembro de 2011 com o propósito de capacitar docentes em Direitos Humanos e reestruturar o CFAP tem entre suas metas a aquisição de um estande virtual na PM do Pará e, como o convênio termina em dezembro de 2013 o simulador de tiros deve ser adquirido até lá.
Tal passo vai ser de fundamental importância para a capacitação não só dos docentes, mas também dos novos policiais militares, principalmente dos que ingressaram com os concursos para Oficial e Soldado PM, pois terão diante de si uma nova realidade há muito almejada na tropa.
Será, também, uma importante aquisição para fomentar o treinamento do tiro com mais qualidade e menos custo, pois as munições reais serão empregadas quando no estande virtual o aluno já estiver passado por todas as situações que possam ser montadas e com um número de disparos em que seja totalmente seguro levá-lo ao estande real, pois o aproveitamento tende a ser maior.
Ainda no ano de 2010, quando iniciávamos a publicação deste blog, refletíamos sobre essa questão de se empregar as ferramentas de T.I. (tecnologia da informação) para os meios de ensino/aprendizagem, quando nos aventurávamos no ensino à distância com o uso de CD, email e contato telefônico, instrumentos disponíveis àquela época.
Outra conquista na área do ensino à distância na Segurança Pública é o emprego da vídeo aula no Curso de Isolamento e Preservação de Local de Crime, executado pelo IESP em parceria com o CPC "Renato Chaves".
Para os que acreditam no ensino à distância é bom começar a investir nessa área que tende a realizar as capacitações com menor dispêndio de recursos e, se bem feito, atinge aos objetivos propostos, guardadas as devidas proporções com a necessidade de se manter o ensino presencial como é o caso do tiro, da abordagem, da educação física, do gerenciamento de crises, entre outras disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário