História da Polícia Militar do Pará

segunda-feira, 26 de maio de 2014

PM do Pará aprova cursos: CPGEV, CAS, CFS e CFC

CPGEV

Mantendo o padrão de investimento na qualificação profissional, dentro das diretrizes do Comando da corporação e do Governo Estadual, a PMPA aprovou, sob a sigla CPGEV, o curso de policiamento em grandes eventos, com carga-horparia de 242 h/a, para um público de 250 policiais militares das unidades da Região Metropolitana de Belém, com início previsto na próxima semana.

O curso funcionará em regime integral e tem como Coordenador o TEN CEL PM CAVALCANTE e Supervisor o MAJ PM LUIZ OCTÁVIO, ambos oficiais interessados nessa área de atuação, contando ainda com apoio do CFAP tanto pela atuação de instrutores e monitores, quanto pelo uso das instalações do CFAP anexo.


Outra novidade do curso ficou por conta das palestras (atividades complementares) que contarão com as participações do Sr. Kleber Vieira (Diretoria da Festa de Nazaré), Cel Itacy (Festividade de Iemanjá), Coronéis Campos (CPC) e Cel Nunes (Federação Paraense de Futebol), cantor Eloi Iglesias (Festa da Chiquita), Diogo Monteiro e Bruna Lorrane (Orgulho LGBT). 


Todos os palestrantes atuam nas organizações de eventos de grande envergadura na Capital do Estado e, no caso do Círio de Nazaré com repercussões regionais. Merecem destaque entre os palestrantes os "pratas da casa": Coronéis Campos, Nunes e Itacy. 

O Coronel Campos, Comandante do CPC, tem sob sua responsabilidades dispor das tropas de seu comando no policiamento de praças desportivas, entre outros eventos. 

Já o Coronel Nunes é o responsável pela organização e direção da F.P.F. entidade de maior envergadura na organização do campeonato paraense e "por tabela", maior responsável pelo clássico "REXPA" e sua organização.

O Coronel Itacy, representante de grupos umbandistas e afro-brasileiros congregados na URCABEP, há mais de 30 anos organiza o festival de Iemanjá que na noite de 07 para 08 de dezembro leva quase 100 mil pessoas para as praias do Outeiro a reverenciarem Iemanjá, a Rainha do Mar.

"Ouvir os palestrantes e suas experiências permitirá aos discentes compreenderem melhor o papel por eles desempenhados nesses eventos, pois cada um dos envolvidos tem um papel de vital importância", ressaltou o Major PM Luiz Octávio.

A tendência é de que a corporação estruture em breve o Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), pois a previsão já existe na Lei de Organização Básica - LOB da PM.

CAS
O CAS é o curso de aperfeiçoamento de sargentos, destinado ao aperfeiçoamento dos graduados (2º sargento) ao exercício de suas atividades profissionais e também para o exercício das atividades nas graduações seguintes (1º sargento e subtenente). Serão convocados os sargentos mais antigos dessa graduação até o limite de 50 vagas e o edital que regula a convocação publica esta semana.


CFS
Já o curso de formação de sargentos deve contar com cerca de 500 vagas e deverá selecionar entre os cabos da corporação aqueles que preencham os requisitos por antiguidade e por merecimento intelectual. Em seguida, dar-se-á a preparação dos discentes para o exercício da graduação de 3º sargento. A publicação em BG também deve ocorrer esta semana.
CFC
Após um longo período (mais de 10 anos) a PM realiza o curso de formação de cabos, com 300 vagas. O curso destina-se à preparação dos soldados para exercerem as funções de cabos PM e selecionará os discentes somente pelo critério de merecimento intelectual, pois a promoção por antiguidade já ocorre quando o Soldado PM completa 10 anos de serviço.


Fique atento:
Além da publicação em Boletim Geral, o CITEL dará acesso às informações dos cursos no próprio portal da PMPA, a partir de ícones específicos, proporcionando rápida orientação aos candidatos.

É ainda orientação do CITEL, que o sistema SIGPOL seja atualizado com os dados dos candidatos a fim de que os inscritos não tenham dados incorretos lançados em suas fichas funcionais diferentemente dos dados informados nas fichas de inscrições.

A Diretoria de Ensino e Instrução (DEI), atualmente sob a batuta do Coronel Arthur Rodrigues de Moraes, orienta aos concorrentes fazerem a leitura atenta dos editais e organizar os estudos com vistas a vencer o conteúdo previsto para as provas seletivas, assim como não deixar para a última hora os exames para a inspeção de saúde e o preparo físico para o TAF. "Desta forma, com o ensino, o aperfeiçoamento e o aprimoramento constante teremos, cada vez mais, profissionais qualificados que respondam à altura as dificuldades que se apresentarem", destacou o Diretor de Ensino.





Um comentário: