História da Polícia Militar do Pará

sábado, 15 de janeiro de 2011

Cavalaria, Rotam e 5ª Zpol em trabalho conjunto prendem acusado de estupro

PM fazendo o cerco
Os jornais da Capital paraense no dia de ontem noticiaram amplamente a atuação de Policiais Militares do RPMont, da Rotam e da 5ª Zpol na tentativa de captura de um acusado de estupro em situação de flagrância.
PM fazendo o cerco
 O acusado, conhecido apenas por Pedro, fora encontrado por populares praticando o delito contra uma criança de 11 anos, no bairro da Cabanagem (subúrbio de Belém) e ao ser perseguido se jogou debaixo do assoalho de uma casa, numa área de "baixada" (palafitas), sendo cercado por homens das tropas de intervenção do Comando de Missões Especiais (RPMont e Rotam), além da tropa da 5ª Zpol, esta comandada pelo Aspirante PM Mangas.
Acusado desmaiado após prisão
Após infrutífera tentativa de rendição do acusado, já sob voz de prisão o aspirante e outros policiais militares entraram por debaixo do assoalho e fizeram a captura do meliante, tendo este desmaiado no momento da prisão.
Um dos PM que adentrou a área alagada
Além de parabenizarmos a atuação dos Policiais Militares que atenderam a ocorrência, com relevância ao Aspirante PM Mangas, ressaltamos o despreendimento dos Policiais Militares como um todo que, diuturnamente, realizam tais atos em prol da Segurança Pública e, muitas das vezes, passam anônimos seus atos de coragem e abnegação. Felizmente, nesse caso, contou-se com a cobertura do repórter policial Amaury Silveira, o qual acompanha muitas das atuações PM.
Acesso ao local de homizio do acusado
São atuações como essas que alimentam nosso orgulho de pertencermos à corporação de Fontoura e nos motivam a continuar na luta por melhorias nas condições de trabalho, na formação policial e por melhores salários à tropa. Esperamos que o Governo Estadual e o Comando da corporação construam estratégias de atendimento das demandas sociais dos policiais militares para, com mais dignidade, poder atender mais e melhor a sociedade paraense.
Ações como essa demonstram, inclusive, a vocação da Cavalaria da PM para atuar em áreas periféricas e de difícil acesso, além de áreas residenciais. Infelizmente, alguns pensadores da Segurança Pública cobram que a tropa equestre atue em praças e no centro da cidade, o que acaba por colocar em risco os policiais militares e os cavalos, além de impor uma concorrência do conjunto hipo com automóveis, motocicletas, bicicletas e pedestres. A esse respeito vem a memória de atuações importantes realizadas pela Cavalaria quando servi naquela unidade, tais como a organização de filas nas paradas de ônibus da ilha do Outeiro (julho de 2005), baixando consideravelmente as desordens no local, entre outras áreas como o Icuí Guajará e Castanheira, além de patrulhões que cobriam das áreas da Pedreirinha até o Pato-Macho (em Marituba).
Cavalaria: ainda o cerco do perímetro
Ao que parece as ações isoladas de anos atrás vão se consolidando como doutrina de policiamento ostensivo montado, parabéns ao Tenente Coronel PM Campos, Comandante da Cavalaria, pela ousadia, coragem e administração voltada à operacionalidade.
Outra dimensão importante para se destacar nessa atuação diz respeito ao caráter militar da PM que, para certos analistas, é incompatível com a atividade policial. Ora, pois, se fossem funcionários civis não poderiam e nem deveriam por a vida e a saúde em risco para tal ação e, ainda, é somente no militarismo que a liderança é pautada pelo exemplo do líder. Desta forma, o líder da operação policial, o Aspirante PM Mangas, uma vez investigo pelo Estado na chefia de tropa, saiu da zona de conforto, deixou de lado apenas a ordem estrita dada aos subordinados para, ele próprio, à frente dos mesmos, mostrar como deveria ser feito.
Como instrutor de Chefia e Liderança Policial Militar encontro nesse exemplo uma oportuna demonstração do quanto a liderança militar pode e deve ser exercida pelo exemplo, como também, o quanto a abnegação profissional se impõe aos riscos à saúde e à vida policial.
São os pilares da hierarquia e da disciplina, aliados à liderança militar, à coragem, à honestidade e à honra que sustentam as corporações policiais militares e, nesse amalgama, se tornam elementos de consolidação institucional nos moldes do militarismo.



 * Todas as imagens são do Diário do Pará on Line, Reportagem de Amaury Silveira.
Acesse a reportagem do DOL, clicando AQUI




3 comentários:

  1. Parabéns a PMPA, em especial aos integrantes dessa importante Unidade Especializada o RPMont, com Oficiais especializados na Bahia, em que podemos perceber a abnegação, despreendimento e principalmente respeito ao estado Democrático de Direito.
    Atividades impares como estas, que estão a todo momento sendo realizadas por Servidores, com parcos recursos físicos de investimento, e a todo momento arriscam suas próprias vidas, sob a êxege da manutenção da Paz.
    Avante Cavalaria, Parabéns PMPA e guerreiros do RPMont.
    Silvio Gottschalk-Cap QOPMBA

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado CAP PMBA Gottschalk e tenha certeza de que não esquecemos os ensinamentos recebidos no EPMont da Força Invícta, da qual além dos conhecimentos guardamos boas amizades e uma importantes aprendizagem acerca de organização, eficiencia e compromisso com a tropa hipo e com a sociedade.

    Atenciosamente,

    RONALDO BRAGA CHARLET - CAP PMPA

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo, meu amigo, fico feliz em saber que continuas firme em defesa dos intereses da preservação da memória da PM no nosso Estado, nossa especialização concerteza ampliou as dimenções da importãnica historica e patrimonialistica cultural da Cavalaria do Pará. Parábéns !
    Atenciosamente,

    Tércio Crisótomo - Santa Izabel do Pará !

    ResponderExcluir