História da Polícia Militar do Pará

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Curso de Operações Fluviais - PMPA

Imagem 01

A atuação da Cia P. Flu (Companhia de Policiamento Fluvial da PM do Pará) é marcada pelo risco e pelo enfrentamento de adversidades naturais, além - é claro - do enfrentamento aos crimes ambientais, tráfico de drogas, roubos ("pirataria") perpetrados nos rios, furos e ilhas da imensa bacia que banha o Estado do Pará.
Com a intenção de melhorar o desempenho técnico-profissional vem sendo gestado desde o ano passado o "I Curso de Operações Fluviais" que será o primeiro do Brasil para tal atividade de policiamento e, segundo o Comandante da CIPFLU, Capitão PM Kleverton Firmino, tende a se tornar uma referência para as outras polícias militares estaduais, principalmente àquelas da região Amazônica, pela própria identidade regional que as corporações assumem. O projeto pedagógico está em análise na Diretoria de Ensino e Instrução, em fase final de ajuste. Ressalta ainda o Cmt da CIPFLU o interesse governamental pelo aprimoramento dessa tropa, marcados pelo incentivo do Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha e toda sua equipe, assim como pelo Comando da PMPA, na pessoa do Comandante Geral, Cel PM Daniel Borges Mendes.
Imagem 02
Os interessados deverão ficar atentos às publicações em Boletim Geral e aos avisos no Portal da PMPA para não perderem as inscrições, assim como não descuidarem do preparo físico, uma vez que o curso exigirá do discente a execução de atividades iminentemente práticas ligadas às atividades de policiamento fluvial.

(a) Ronaldo Braga Charlet - Cap PM
M.Sc. em Planejamento do Desenvolvimento NAEA-UFPA

Referências:
Imagem 01: Cadetes da PMPA em instrução de policiamento fluvial. Disponível em: http://abordagempolicial.com/2012/09/uma-policia-21/, acessado em 14fev2013.
Imagem 02: Cadetes participam de treinamento fluvial em Belém. Disponível em: http://www.segup.pa.gov.br/?q=node/1085, acessado em 14fev2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário