História da Polícia Militar do Pará

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A história da imagem de Nª Sª de Nazaré no 2º BPM


A reforma do prédio do 2º BPM pela Leal Moreira para abrigar o evento Casa Cor Pará revelou além da grandiosidade do prédio e sua imponência, mais um elemento da cultura paraense que liga policiais militares e a sociedade a que serve: a religiosidade.

No hall de entrada, à esquerda, incrustada na parede encontra-se a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, mas qual o interesse de colocar essa imagem lá? Quando isso foi feito? Por que?
As perguntas motivaram o acionamento de quase uma dezena de ex-comandantes para remontar essa história que, segundo o que se pode levantar se deu da seguinte forma:
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré que se encontra no hall do 2º Batalhão da Polícia Militar, situado à Rua Gaspar Viana, 746, foi doada pela mãe do Ten PM Bastos ao Tenente Coronel PM Paulo Henrique Cruz Braga, então comandante do 2º BPM.
O Tenente Coronel PM Braga, durante o período em que comandou o 2º BPM (25mai1993 à 08jun1995), manteve a imagem num andor no pátio central do quartel até que o novo comandante, Tenente Coronel PM Leonildo Antônio Sá Holanda, em 1995, mandasse entalhar na parede uma ermida onde a imagem ficasse definitivamente, na entrada do quartel, onde se encontra até hoje.
A imagem incrustada na parede do quartel servia como elemento de agregação da fé de cada um dos policiais militares que ali servia, principalmente pela devoção manifestada pela tropa à Nossa Senhora de Nazaré, incorporando-se à história da edificação.
*Colaboração na pesquisa: CAP PM PORTO - CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário