Foi realizado no dia de hoje, sexta-feira, 07out2011, o 29º Círio da PM que tem como percurso o trajeto compreendido entre o Santuário de Fátima e o quartel do Comando Geral da PM, na Avenida Dr. Freitas esquina com Av. Almirante Barroso.
O evento religioso foi a alternativa encontrada pela tropa policial militar de manifestar sua devoção à padroeira dos paraenses, já que durante o Círio de Nazaré a tropa é empregada nos mais diversos policiamentos alusivos à quadra nazarena. Na tarde de quinta-feira foi realizada a trasladação do quartel do BPChoque para o Santuário de Fátima, percorrendo as ruas dos bairros da Cremação e São Braz e, na manhã seguinte, é realizado o Círio da PM.
Missa no Santuário de Fátima |
Teve início às 07h00 quando foi realizada a missa que contou com a presença, além do Padre Eloi, do Monsenhor Cid e do Capelão Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
Cmt Geral com a imagem, ao fundo os capelães e Monsenhor Cid |
Procissão na Av. Duque de Caxias |
O Cadete PM Ismael, do CFO 2º Ano, declarou que "é importante observar como esse evento congrega a todos os policiais militares e de como Nª Sª de Nazaré consegue unir-nos numa só direção", relatando que é a segunda vez que participa do Círio da PM e de que procura tirar proveito desses eventos para compreender como funciona a atividade que escolheu como profissão.
Expectativa para a passagem da procissão |
A procissão foi acompanhada por vários policiais militares de inúmeros quartéis sediados na Região Metropolitana de Belém, como as unidades do Comando Geral, a Academia de Polícia Militar "Cel Fontoura", o Regimento de Polícia Montada, o Batalhão Ambiental, o Batalhão de Choque, o Batalhão de Policiamento Tático (ROTAM), o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, a Companhia de Policiamento com Cães (CANIL), a Companhia de Policiamento Escolar (CIPOE), entre várias outras unidades.
Durante todo o percurso da procissão as casas foram enfeitadas e Nossa Senhora de Nazaré recebeu as homenagens emocionadas de seus devotos, como foi o caso da família de Elizabeth Ribeiro que reuniu a família para acompanhar a passagem da imagem pela Travessa Itororó, onde fica a Companhia de Policiamento Escolar, destacando que a amizade e o respeito tidos pela Polícia Militar são reforçados com demonstrações de inserção dessa corporação na cultura paraense e pela manifestação de fé na padroeira dos paraenses, acrescentou.
No Comando Geral foi dada a bênção aos fiéis e a imagem foi posta num nicho no hall de acesso para que os policiais militares e a comunidade pudessem fazer suas orações pessoais mais próximo da padroeira. A imagem fica no hall principal do Comando Geral até o fim da quadra nazarena, retornando à Capelania Militar após esse período.
Bênção na frente do QCG |
Nenhum comentário:
Postar um comentário