História da Polícia Militar do Pará

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

POLÍCIA MILITAR REALIZA O 29º CÍRIO DA CORPORAÇÃO

Foi realizado no dia de hoje, sexta-feira, 07out2011, o 29º Círio da PM que tem como percurso o trajeto compreendido entre o Santuário de Fátima e o quartel do Comando Geral da PM, na Avenida Dr. Freitas esquina com Av. Almirante Barroso.
O evento religioso foi a alternativa encontrada pela tropa policial militar de manifestar sua devoção à padroeira dos paraenses, já que durante o Círio de Nazaré a tropa é empregada nos mais diversos policiamentos alusivos à quadra nazarena. Na tarde de quinta-feira foi realizada a trasladação do quartel do BPChoque para o Santuário de Fátima, percorrendo as ruas dos bairros da Cremação e São Braz e, na manhã seguinte, é realizado o Círio da PM.

Missa no Santuário de Fátima
O Círio é organizado pela Capelania Militar Católica que tem à frente o CEL PM WAYHT (Padre Eloi),  além das colaborações do TEN CEL PM MAURO PINHEIRO e do MAJ PM CARMO, enrtre outros  colaboradores dentre eles vários civis, frequentadores da Capelania Militar.

Teve início às 07h00 quando foi realizada a missa que contou com a presença, além do Padre Eloi, do Monsenhor Cid e do Capelão Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

Cmt Geral com a imagem, ao fundo os capelães e Monsenhor Cid
O cortejo de Nª Sª de Nazaré saiu do Santuário de Fátima às 08h00 e percorreu a Av. Duque de Caxias em direção ao Comando Geral da PM, passando pelo quartel da CIPOE (Companhia Independente de Policiamento Escolar) e durante o trajeto a imagem de Nª Sª foi aplaudida e homenageada pelos moradores que já contam com esta procissão no calendário do Círio. O evento encerrou às 12h00 com a bêncão com a imagem de Nª Sª de Nazaré do pátio central do Comando Geral da PMPA, na Av. Almirante Barroso.

Procissão na Av. Duque de Caxias
O Comandante Geral da PMPA, Cel PM Mário Solano, de formação católica e devoto de Nª Sª de Nazaré, acompanhou ativamente a procissão, acompanhado de sua esposa, Srª Mª Goretti Solano, fazendo votos de um feliz Círio aos seus comandados e a todos os paraenses, ressaltando que eventos como esse reforçam e alicerçam o espírito de solidariedade, colaboração e companheirismo entre os diversos níveis hierárquicos que compõem a Polícia Militar. Disse ainda que "o momento é de agradecer as bênçãos derramadas na Polícia Militar por Deus que tem sempre guardado a vida de nós, policiais militares, e de nossas famílias".

O Cadete PM Ismael, do CFO 2º Ano, declarou que "é importante observar como esse evento congrega a todos os policiais militares e de como Nª Sª de Nazaré consegue unir-nos numa só direção", relatando que é a segunda vez que participa do Círio da PM e de que procura tirar proveito desses eventos para compreender como funciona a atividade que escolheu como profissão.
Expectativa para a passagem da procissão

A procissão foi acompanhada por vários policiais militares de inúmeros quartéis sediados na Região Metropolitana de Belém, como as unidades do Comando Geral, a Academia de Polícia Militar "Cel Fontoura", o Regimento de Polícia Montada, o Batalhão Ambiental, o Batalhão de Choque, o Batalhão de Policiamento Tático (ROTAM), o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, a Companhia de Policiamento com Cães (CANIL), a Companhia de Policiamento Escolar (CIPOE), entre várias outras unidades.

Durante todo o percurso da procissão as casas foram enfeitadas e Nossa Senhora de Nazaré recebeu as homenagens emocionadas de seus devotos, como foi o caso da família de Elizabeth Ribeiro que reuniu a família para acompanhar a passagem da imagem pela Travessa Itororó, onde fica a Companhia de Policiamento Escolar, destacando que a amizade e o respeito tidos pela Polícia Militar são reforçados com demonstrações de inserção dessa corporação na cultura paraense e pela manifestação de fé na padroeira dos paraenses, acrescentou.

No Comando Geral foi dada a bênção aos fiéis e a imagem foi posta num nicho no hall de acesso para que os policiais militares e a comunidade pudessem fazer suas orações pessoais mais próximo da padroeira. A imagem fica no hall principal do Comando Geral até o fim da quadra nazarena, retornando à Capelania Militar após esse período.

  
Bênção na frente do QCG



Nenhum comentário:

Postar um comentário