História da Polícia Militar do Pará

segunda-feira, 24 de março de 2014

VISITAS AOS POLOS DO CFSD PM 2013 DO SUL E SUDESTE DO ESTADO ENCERRADAS

Visita ao polo de Tailândia (6ª CIPM)
Os polos de formação de soldados PM do sul e sudeste do foram visitados na semana de 17 a 21 /03/2014, dentro do planejamento da Diretoria de Ensino e Instrução, sob o comando do Coronel PM Arthur.

O CAP PM CHARLET e o SD PM JONAS, ambos da DEI, percorreram mais de 2.000 km para visitar os polos de Tailândia, Tucuruí, Parauapebas e Conceição do Araguaia, onde mantiveram contatos com a Coordenação e Supervisão do CFSD PM e com os alunos. 

Tucuruí (13º BPM) - aula de abordagem
As maiores dificuldades na viagem ficaram por conta das interdições de vias em Tailândia e Tucuruí e pelas condições das mesmas no período chuvoso como é o caso do trecho entre Eldorado dos Carajás e Xinguara com muitos quilômetros esburacados.

Os alunos desses polos demonstraram grande entusiasmo com a carreira na Polícia Militar e aguardam ansiosos o encerramento do curso, previsto para o final de abril do ano em curso, compondo assim o efetivo da corporação a serviço da sociedade paraense.

Parauapebas (23º BPM) - conversa com os alunos
Em Tucuruí, por exemplo, a equipe de visita pode assistir a uma aula de abordagem policial militar, ministrada aos alunos e, em todos os polos visitados os alunos continuam cumprindo as escalas de serviço interno ao longo da semana, dentro da disciplina Estágio Supervisionado, contribuindo para o emprego dos demais policiais militares já formados no policiamento da cidade onde o polo funciona.

A etapa final do curso é composta pelas disciplinas do III Módulo e a finalização das disciplinas continuadas: Tiro Defensivo, Técnica de Abordagem, Defesa Pessoal e EFM.

22º BPM - reunião com a supervisão do curso
Sempre após a conversa com os alunos era feita reunião com a equipe pedagógica a fim de verificar o estado da documentação e quaisquer ajustes administrativos que fossem necessários, de modo a manter o padrão dos polos de formação em relação ao CFAP (Belém).

Ao final da visita, no retorno para Belém, as equipes confeccionam relatório pra orientar as decisões do Diretor de Ensino e Instrução.

O objetivo da visita foi acompanhar a execução do curso nos referidos polos como foi feito anteriormente em Castanhal, Capanema e Santarém pelo próprio Diretor de Ensino; em Santa Isabel, Altamira e Paragominas, pelo Maj PM Ferreira; em Marabá, Abaetetuba e Barcarena pelo Maj PM Ricardo e Soure e Itaitutuba. Desta forma, a DEI encerra as visitas aos polos de formação e se prepara para a finalização do curso.

Créditos:
Texto: Capitão PM Charlet; Fotografias: Soldado PM Jonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário