História da Polícia Militar do Pará

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cavalaria & Memória: uma tropa em busca de dignidade

A tropa do RPMont, RPMon, ou simplesmente, Cavalaria da PMPA é uma das tropas do Comando de Missões Especiais, responsável pela execução do policiamento ostensivo montado em todo o Estado do Pará e, mais efetivamente na RMB, possuindo pouco menos de cem cavalos nesse serviço.
Diuturnamente, essa tropa executa o policiamento montado na RMB, principalmente, nos bairros peiféricos de Belém. Ainda existem os policiamentos montados de Castanhal, de Santarém e de Marabá, onde alguns policiais militares do 5º BPM, 3º BPM e do 4º BPM não deixam apagar a chama da Cavalaria no interior.
Essa mesma Cavalaria, do interior ou da capital, vez ou outra é ameaçada com a extinção de suas atividades pelos "defensores" da economia policial militar, pois teriam como argumento que um cavalo custa mais que uma viatura: ledo engano, senão vejamos:
Um cavalo custa em média R$ 4.500,00 e uma viatura R$ 30.000,00. Logo, com apenas 1 viatura é possível comprar 06,67 cavalos. Para se possuir 10 viaturas, teríamos 66 cavalos.
A viatura, dura em média, 04 anos e o cavalo, comprado aos cinco anos de idade (que é o padrão), permanece no serviço da tropa por 20 ou 25 anos. Então, pelo tempo de existência de 01 único cavalo, terão passado pela PMPA um total de 6,25 viaturas.
Um terceiro e último argumento básico, em defesa da Cavalaria: o cavalo aposentado, ou seja, inservível para  atividade policial militar, ainda assim, continua servindo à sociedade, pois a aposentadoria dele se dá na equoterapia, ajudando crianças portadores de necessidades especiais a melhorarem sua qualidade de vida. Por outro lado, a viatura, cheia de ferrugem, termina sendo vendida para o "ferro-velho" nos leilões do Estado.
Deixando-se de lado a economia, recorramos à memória: uma tropa de Cavalaria Miliciana foi criada em 1817 pelo Conde de Vila Flor, tendo por primeiro Comandante o Major Joaquim Marianno de Oliveira Bello (tio materno do Duque de Caxias) e o primeiro quartel foi o convento de São José, atual pólo joalheiro. Assim sendo, a economia e a memória dão testemunhas de que a tropa de cavalaria merece não só existir no seio da tropa de Fontoura, como também apreço e dignidade pelos serviços que presta.
Se não bastasse tudo isso, a Cavalaria é simpática: perguntem às crianças.
Sempre haverá uma Cavalaria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário