História da Polícia Militar do Pará

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Coronel Solano é o novo Comandante Geral da PMPA

Desde a tarde de ontem, as especulações nos quartéis dão conta de que o Coronel Mário Alfredo Souza Solano seria o novo Comandante Geral da PMPA, já indicado pelo Governador Simão Jatene.
O Coronel PM Solano, com 48 anos de idade, 23 anos de serviço à Polícia Militar, é oriundo do NPOR, tendo em sua formação civil o bacharelado em Sociologia pela UFPA.
A última missão desempenhada foi a de Chefe do Estado-Maior da PM, tendo se destacado no planejamento do policiamento de Operação Círio de Nazaré 2009.
Foram também de destaques nesse período o  reforço da atuação do Escritório de Projetos e Convênios que à época tinha à frente o Tenente Coronel PM Marco Antônio Rocha, no desenvolvimento do "Diagnóstico Institucional" que fez uma radiografia da Polícia Militar do Pará nos anos de 2008-2009, pesquisa encabeçada pela Capitã PM Cristiane Loureiro,  assistente social com Doutorado pela Universidade do Rio Grande do Norte e, também, no levantamento das condições estruturais e da massa documental existente no prédio do 2ºBPM, trabalho à época desenvolvido pelo Cap PM Ronaldo Charlet, Mestre em Planejamento e Especialista em Patrimônio Histórico que apontava para a necessidade da instituição possuir um Centro de Memória.
À propósito disso, o Centro de Memória, segundo o projeto desenvolvido pela Secult e pelo Centro Social da PMPA, dirigido à época pelo Coronel PM Carlos Augusto, teria espaço para ensaios da Banda de Música, Atendimento ao Turista, Policiamento Preventivo e Sala de Atendimento de Ocorrências, além das instalações do CIPTUR, como também o próprio Museu da PM.
A capacidade de agregar as pessoas, a vontade de aprender e ensinar, a organização e a defesa da dignidade do policial militar enquanto ser humano e cidadão estão entre as qualidades apresentadas pelo coronel, observadas pelos auxiliares mais próximos.
No currículo consta ter assumido, além do EME já citado acima,  a de Comandante de Missões Especiais (Comando Operacional Intermediário que agrupa as tropas de intervenção da PM: BPChq, RPMont, BPOT, CIOE, Canil e Graer), Diretor do Hospital Militar do Estado, como também esteve à disposição do Iesp e do TJE.
A tropa, contudo, aguarda a confirmação e, posteriormente, a definição da equipe de trabalho que acompanhará o Comandante Geral na gestão da corporação pelos próximos quatro anos, principalmente pela ansiedade em ver resgatada a dignidade Policial Militar.
Os periódicos locais (O Liberal, Diário do Pará e Amazônia Jornal) destacaram a nomeação em suas matérias.


7 comentários:

  1. Boa tarde meu Cmt! Fico muito feliz pela escolha do novo Governador! Nós que conhecemos o Cel Solano sabemos de sua capacidade profissional, de sua postura ética e de exemplo de homem. Um grande abraço e parabéns para tod a Instituição. Cap Pinheiro.:

    ResponderExcluir
  2. porque nimguem fala do adiamento da formatura?
    pois é muito complicado vc ter planajado uma comemoração, covidar pessoas fazer gastos e na ultima hora acontecer isso, ter que desmarcar tudo acho isso um absurdo.

    ResponderExcluir
  3. .

    Quero também parabenizar o novo comandante geral, e deixar meus votos sinceros que ele possa desvencilhar dos males que atravancam a imagem de uma posição tão honrosa em nossas corporações e ser mais profissional ( internamente e externamente) com as sociedades civis e militares ( estaduais)que este possa complementar um pouco com as escolas orientais e ocidentais, cartesianismo e Webernismo, dialética e dialógica , Praças e oficiais e Edgar Morin e outros.

    Sucesso são votos SINCEROS de um praça.

    Luiz Carlos.

    ResponderExcluir
  4. cel solano parabens pelo cmdo, o sr com certeza vai ajudar a sua a nossa tropa a conseguir sair do buraco em que se encontrava.

    ResponderExcluir
  5. cap charlet me congratulo com o sr pelo seu carater e atitude como policial eu conhece o sr desde soldado , um abraço e feliz 20ll.

    ResponderExcluir
  6. sgtpm RR.vasconcelos é uma honra para todos nos policiaismilitares ativos e inativos ter o sr,como nosso comandante pelo seu caráter e onestidade só vou lhe fazer um pedido ao senhor olhe com carinho para nos que já estamos na reserva pois somos tão esquecidos pois todos esses que nos despresam amanhã estarão aqui conosco confio no senhor.que deus abençoie o seu comando

    ResponderExcluir
  7. Caro Companheiro Cap Charlet. Inicialmente meus cumprimentos pelo BLOG, sem dúvidas mais um espaço de divulgação de notícias policiais militares e de excelente nível. A respeito da indicação do Cel Solano para o honroso cargo de Cmt Geral da briosa PMPA, registro minha satisfação e meus cumprimentos ao Exm° Sr. Governador do Estado pela escolha. A figura deste oficial superior merece os seguintes destaques: sua formação na área civil, lhe permite analisar e discutir com propriedade, problemas que afetam uma grande corporação e com uma equipe de primeira grandeza como conta a Polícia Militar, buscar amenizar e resolver tais óbices. Como profissional oriundo do glorioso Exército brasileiro, possui um outro viés que é de amealhar parcerias tão necessárias no momento atual e como policial militar, sua capacidade estratégica, já devidamente comprovada, por onde passou e exerceu diversas funções, vai poder impulsionar a Corporação para o seu devido lugar de honra no cenário estadual e nacional. Tive o privilégio de cursar o CAO (PMPA) e CSP (IESP/UFPA) e em ambas oportunidades, Cel Solano teve papel singular, ora como colega de curso, ora como liderança, ora como integrante da administração escolar. Creio que todos os integrantes, em particular da Polícia Militar do Pará, ganharão com a sua indicação, a sociedade, as instituições e "nós" seus amigos, vamos torcer para que DEUS lhe cubra de bençãos para que ele confirme as minhas modestas observações. TEN CEL PMMA FURTADO - (98) 8826 4528 - celqopmfurtado@hotmail.com - www.celqopmfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir