História da Polícia Militar do Pará

domingo, 12 de dezembro de 2010

TIRO DEFENSIVO NO IESP: A AMIZADE ACIMA DE TUDO!

A "amizade, acima de tudo!", jargão utilizado pelo Sub Ten PM Miranda nas instruções de Tiro Defensivo, no IESP, nas duas semanas de tiro do CEFS PM 2010, acabou por definir tudo o que ocorreu nessa instrução: coleta para o lanche; empréstimo de bônus do celular; empréstimo de coldre; os bizús de últma hora; as palavras de incentivo. Não faltou o que compartilhar.
Sub Tenente PM Miranda: 30 anos de briosa
A chuva, tradicional nas tardes ardentes de Belém, não podia faltar e veio em boa hora: no momento de mostrar aos alunos que por mais que se diga ultrapassado o jargão militar de que o "policial é superior ao tempo", veio a natureza e lançou o desafio: conclui ou não a prova de tiro. Ninguém quis esperar o outro curso e não se desperdiçou o tempo e o interesse.

Em determinado momento a emoção falou mais alto e o compromisso com a instituição foi consolidado na cabeça e no coração do CEFS PM ao comemorar, junto com o Sub Tenente PM Miranda, 30 anos de serviço à Polícia Militar debaixo de muita chuva e, foi oportuno para Subtenente que pode esconder as lágrimas por debaixo do acalento pluvial que todos conhecemos por "toró".

Miranda ainda ressaltou como era importante para ele poder contribuir, mais uma vez, na formação de novos sargentos, principalmente por perceber que aos 30 anos de serviço vê, cada vez mais, que a tropa hoje compõe sua família. "Vi o Sr. 1º Tenente Eli Edson, ainda garoto, entrando qui no CFAP, no Curso de Soldado e hoje, olha aí ... estamos juntos, dividindo o estande e compartilhando conhecimentos! Isso, serve de exemplo pra toda essa turma que tá aí!", ressaltou o Sub Tenente.

E continuou: "Olha só o 2º Tenente PM Gaudêncio, tá aí, outro exemplo, veio do CFSD, foi pro CFO e agora tá rendendo, se esforçando, mostrando que dá pra vencer ... ficar parado é pior, a coisa não anda!".

Da mesma maneira se referiu ao Major PM Vasconcelos que, logo após concluir o curso no IESP, se prontificou para assumir pelotões na instrução de tiro. 


AL CEFS Barbosa: treinando a desmontagem
Como diz o Sub Tenente PM Miranda: "quando o caminho é duro, só os duros caminham", então não se podia esperar outra coisa do CEFS PM 2010 a não ser arregaçar as mangas e, para quem achava que o pessoal da enfermagem não sabia pegar em armas, o CEFS PM BARBOSA pode mostrar que os anos na CMV e no RPMont lhe deram a familiaridade necessária para não passar por apuros na hora da prova e, seguindo o jargão do instrutor pode exercitar a amizade auxiliando as companheiras do CMS.

Para alguns, acostumados com o uso das mãos em esparadrapo e algodão a instrução de montagem e desmontagem acabou por levar pedaços dos dedos, como foi o caso da AL CEFS PM SANTANA (Formação Sanitária do CFAP), que passou por maus momentos com os dedos cheios de calos, contando com a solidariedade das companheiras do quadro de saúde.
1º Tenente PM Eli Edson: essa é a hora de errar!

Evidentemente que, algumas vezes, somente boa vontade não bastava, principalmente nos momentos em que sobravam peças, ou PT 940 .40 temia em não encaixar. Era o momento de entrar em cena o instrutor e, em particular, o 1º Tenente PM Eli Edson teve bastante trabalho com algumas equipes, mas felizmente não foram os engenheiros que erraram ao projetar a arma: isso pode ser constatado por todos.

Disposição de uma das linhas de tiro
Para o 1º Tenente PM Eli Edson, da 11ª Zpol, com vários cursos operacionais na área de Missões Especiais o cuidado, a atenção e os procedimentos quando seguidos a risca, levados à sério, evitam os acidentes e salvam vidas. Por isso: "local e a hora de errar são o aqui e o agora, ... lá fora, a sociedade não admite erros!", asseverou.

Ao que tudo indica, os erros foram mitigados e as linhas de tiro puderam ser montadas sem registro de acidentes de tiro, com incidentes normais para a instrução como as panes de embuchamento, chaminé, entre outras que, rapidamente, eram sanadas pelos alunos e instrutores e que, inclusive, são importantes que aconteçam para testar como está a destreza do aluno em resolver essa situação.








Um comentário:

  1. Adorei a matéria postada, e gostaria de frisar a importante participação do TEN ELI EDSON, que ficou a frente do 2º Pel, o qual demonstrou domínio de conhecimento da Instrução, e colaborou muitíssimo para a aprendizagem desse Curso. Vimos, no referido oficial total dedicação e paciência durante suas aulas. Por isso, em nome do 2º Pel, agradeço por toda a atenção dispensada para que pudessemos alcançar o objetivo principal, que é, além de nos formar, obter o conhecimento na área de tiro defensivo.
    Na oportunidade, gostaria de agradecer em nome do mesmo Pel ao CB PM ELEUTÉRIO (CFAP) por ter nos aprimorado quanto ao manejo e utilização correta dos armamentos, pois deixou seus afazeres para que pudesse empenhar-se durante as aulas junto ao pelotão, dando total apoio ao TEN ELI EDSON.

    AL CEFS Christian

    ResponderExcluir