História da Polícia Militar do Pará

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Eleições 2010 e o "desentendimento" sobre o ensino a distância na PM


Para alguns resistentes à inovação trazida pela implementação da educação a distância na milícia paraense pareceu adequada a apresentação do CEFS PM 2010 sobre o apelido de "policial pen-drive" ou "policial disquete".

Para a maioria da tropa PM e, principalmente para os alunos, significou um desrespeito ao policial militar e ao seu esforço de aquisição de conhecimentos.

Ignora-se, assim, que os alunos do CEFS PM 2010 são policiais militares que ao longo de mais de quinze anos têm demonstrado o seu preparo no cotidiano do serviço.

São trabalhadores da área da segurança pública que almejam, como qualquer servidor público, a ascensão funcional que, no caso dos militares, se dá com a promoção e esta, via de regra, ocorre pelo preenchimento de critérios como antiguidade, merecimento, exames médicos e testes de aptidão física, além dos cursos.

O Curso Especial de Formação de Sargentos permitiu não somente atingir o objetivo de valorizar parte da tropa com mais de quinze anos de serviço e com mais de cinco anos na graduação de cabo, como também pode reduzir custos com a formação e inserir os novos sargentos compulsoriamente no mundo da informática e da internet.

Para quem acha que a educação a distância é fácil ou moleza, basta conversar com qualquer aluno dessa modalidade de curso, seja no âmbito policial militar ou fora dele.

A esse respeito, a editora Seguimento publicou recentemente o Guia de Educação a Distância 2011, que se encontra no oitavo ano de publicação e traz uma série de reportagens que demonstram justamente a dificuldade dessa forma de aprendizado, onde a taxa de desistência é da ordem de 18%, pois a falta de organização e disciplina dos alunos provoca o abandono dos cursos.

E, ainda nos esclarece o Jornalista Gustavo Morita que: "(...) estudiosos são unânimes em afirmar que um dos requisitos básicos é ter disciplina e maturidade. Achar que o curso será mais fácil só porque é a distância é um dos principais erros dos alunos". E, acrescentamos, é um dos erros dos críticos dessa forma de educação.

Em época de eleição, contudo, as informações muitas vezes são deturpadas e omitidas a fim de causar o desentendimento e a confusão, contudo sempre é bom relembrar a história e perceber que ainda caminhamos nessa trilha, pois em Boston, em 1728, em plena Revolução Científica, teria o professor de taquigrafia Cauleb Phillips, publicado na Gazeta de Boston, o seguinte anúncio:

"Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston".

Esse marco é tido, inclusive, como um dos indícios primeiros do nascimento da educação a distância, conforme informações contidas na wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia).

A evolução tecnológica permite não somente a simulação de vôos de aeronaves como também a simulação da prática de tiro, com estandes virtuais e não por meio de playstation como pensam alguns políticos.

O estande virtual é um produto distribuído pela Cyberdome Technology Latin América, onde a interface do programa não deixa a desejar em relação ao estande real, sem os riscos inerentes à prática de tiro, simulando inclusive o recuo do armamento.

Apesar disso, a Polícia Militar do Pará não abriu mão dos encontros presenciais, justamente para as oficinas e práticas de tiro (Método Giraldi), técnica de abordagem e educação física, mantendo os alunos em condições plenas de estarem nas ruas servindo à comunidade, inclusive na grande parte do curso os alunos estão integrados ao policiamento ostensivo, pois estudam nos seus horários de folga das atividades normais.

Crédito da imagem:
http://www.cyberdome.com.br/stand-virtual.htm







2 comentários:

  1. Agradeço por essa postagem, o sr. foi muito feliz em falar do DESRESPEITO para com nosso Curso, pois sou um dos alunos que se dedica, estuda, trabalha, e apesar das dificuldades, estou renovando meus conhecimentos,aprendendo mais com essa nova didática e obtendo sucesso. Deixo registrada minha indignação pelas palavras do "nobre" candidato durante o debate, o que fez com que eu mudasse de opinião em relação a eleição para governador do Estado. Agradeço a oportunidade e deixo-me a disposição para quaisquer mobilização a respeito do fato.
    ALCEFS CHRISTIAN

    ResponderExcluir
  2. Em plena era tecnológica é muito despreparo de tal autor das merchan "policial pen drive" (pior é chama-los de "disquete" vocábulo desatualizado). Como educadora e esposa de um CEFS, digo com toda certeza que esta modalidade de ensino, é a que demonstra dedicação do aluno aos estudos. Visto que ele é a parte mais interessada. Se o autor das "pérolas" almeja alcançar um objetivo, ele deverá freqüentar um curso de capacitação em modalidades educacionais. Parabenizo ao DEI-PMPA pela inovação.

    ResponderExcluir