História da Polícia Militar do Pará

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Policiais Femininas completam 29 anos na Polícia Militar

Desde 01 de fevereiro de 1982 a Polícia Militar do Pará abrigou em seu efetivo o sexo feminino, reconhecendo o avanço das mulheres no mercado de trabalho e a necessidade de contar com as virtudes delas para a melhoria dos serviços prestados à população paraense.
Nem precisaria lembrar que o contexto do surgimento das "PFem" na PM paraense foi o das mudanças políticas e sociais do final do regime militar que começa a preparar, mesmo temerosamente, o caminho para a abertura democrática, exigida pela sociedade nacional.
Ao longo dos exatos 29 anos tivemos pelo menos uma geração de policiais femininas que já se encontram na reserva remunerada e outras caminham neste sentido, registra-se a criação e extinção da Companhia de Polícia Feminina, Organização Policial Militar que congregava as mulheres policiais militares .
A discriminação e o preconceito foram vencidos, mas não totalmente, pois ainda se visualiza as mulheres policiais militares sob o olhar da desconfiança seja por parte do público interno ou externo, este talvez por enxergar somente o vigor masculino no serviço das tropas militares e aqueles por verem nas mulheres, muitas vezes, uma ameaça ao status quo imposto pelo machismo.
A despeito de tudo isso, o Comando da PMPA, comemorou ontem, no salão nobre o dia delas com o lançamento de um projeto que busca resgatar essa história de quase trinta anos.
Veja mais clicando AQUI sobre o encontro das policiais femininas com o Comandante Geral e AQUI para ler o histórico da atuação na PMPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário