História da Polícia Militar do Pará

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Comandante Geral reuniu a tropa no Comando Geral

Fotografia: Diário on Line
No final da tarde de hoje, 04/04/2014l, o Comandante Geral da PM, Coronel PM Daniel Borges Mendes, reuniu no Comando Geral da PM os Oficiais e Praças da corporação.
Apresentou o balanço de perdas salariais dos Oficiais ao longo de 09 anos, período em que a correção salarial do soldo do Soldado PM foi corrigido pelo aumento do salário mínimo e que a tropa teve correções de 12% e 6% para os Oficiais, o que ocasionou o achatamento dos níveis gerenciais da corporação, deixando que o Coronel PM tivesse o soldo apenas 2 vezes maior que o soldo dos Soldados, o que vinha ocasionando dificuldades econômicas, principalmente pelo fato de que os Oficiais PM tem de custear todas as despesas e a tropa de Soldados e Cabos tem alguns auxílios que não alcançam os Oficiais. A exemplo disso, o Soldado e o Cabo PM percebem duas vezes por ano o auxílio-fardamento e os Oficiais e Sargentos não. Segundo o Comandante Geral que se colocou como canal legal de defesa dos direitos da tropa, esse benefício foi levado por ele à apreciação do Governador que vai extender o auxílio-fardamento aos Sargentos e SubTenentes. Outra notícia enfatizada pelo Comandante foi a atribuição de 100% de risco de vida para as praças (Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados), o que não vai alcançar os Oficiais PM.
O Comandante deixou claro que os deveres do Policial Militar estão dispostos num conjunto jurídico que impõe direitos e obrigações e uma coisa não está sem a outra, mas que a defesa dos direitos da tropa como um todo não tem passado desapercebido do Comando da corporação, mas que é necessário se fazer análises que não estão ligadas à vontade do Governador, mas sim que devem ser mensuradas a partir do que é possível fazer dentro dos limites da legalidade, da capacidade do orçamento e, principalmente, dentro de critérios técnicos.
Também foi ratificada a realização dos cursos de Aperfeiçoamento de Sargentos, de Formação de Sargentos e de Formação de Cabos, oportunidades abertas para o acesso e a preparação dos graduados, bastante enfatizado pelo Comandante Geral, assim como lembrou que serão feitas novas aquisições de armamentos para garantir a melhoria da qualidade.
Sobre a necessidade de qualificação de motoristas através do curso de condução de veículo de emergência foi retificada a informação de que a exigência já estaria sendo feito e, na oportunidade, o Comandante Geral mencionou a data para a cobrança desse requisito é FEVEREIRO/2015 e que a nova turma de Soldados PM terá essa qualificação.
Após a fala do Comandante Geral o clima na tropa foi de alívio e de desmobilização de animosidades entre companheiros de farda que estão no mesmo fronte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário