História da Polícia Militar do Pará

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CASA COR PARÁ INICIA NESTE SÁBADO, 1º DE OUTUBRO


Inaugura neste sábado (1), o evento CASACOR PARÁ 2011, que será realizado no quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar, à Rua Gaspar Viana, esquina com a avenida Assis de Vasconcelos, bairro do Comércio, em Belém.
O CASACOR PARÁ entra no cenário nacional de eventos do CASACOR dentro do ambiente comemorativo de 25 anos desse evento que já é um marco internacional, sendo o maior evento da América Latina e o segundo maior evento mundial.
O prédio do 2º Batalhão da PMPA é uma edificação tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1983, conforme as listagens de bens tombados da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT).
Há 25 anos o CASA COR foi idealizado e tem congregado arquitetos, paisagistas, desiners, decoradores, estilistas e demais profissionais que se empenham, estudam, pesquisam o requinte, o bom gosto, os estilos e as necessidades das pessoas em sentir-se bem em qualquer ambiente.
História
O quartel do 2º BPM, com pelo menos 130 anos servindo como quartel da Polícia Militar, foi sede do 1º Corpo do Regimento Militar do Estado, tropa que seguiu para Canudos em 1897 para combater a Revolta de Canudos, tendo a frente o Coronel José Sotero de Menezes.
Nas décadas de 1940 e 1960 foi sede do Batalhão de Infantaria da Polícia Militar (BIPM). Entre as décadas de 1960 e 1980 foi denominado de Batalhão de Guardas da Polícia Militar (BGPM). No início da década de 1980 recebeu a denominação de 2º Batalhão da Polícia Militar, tendo como patrono o Alferes Tiradentes.
Quartel do 1º Corpo do Regimento Militar do Estado
O prédio teve pelo menos duas grandes intervenções: uma ocorrida entre o final do século XIX e início do século XX, onde a frente do prédio recebeu adornos ecléticos, foi construído o segundo andar e as laterais foram chanfradas ao estilo da belle epoque, no apogeu da economia da borracha; a outra intervenção se deu no final dos anos 70, quando incorporou a área dos fundos e construída uma quadra de esportes.
Batalhão de Guardas em dia de parada, década de 1970
O quartel estava desativado desde o ano de 2008 e aguardava a reforma que dependia dos trâmites burocráticos como licitação, previsão orçamentária entre outros. Mas, no início do ano a parceria da Polícia Militar com a construtora Leal Moreira oportunizou a reforma sem custo para o Estado e, assim, sob autorização do Governador Simão Jatene, o prédio foi cedido para o evento que abre oportunidades para que o talento dos profissionais locais seja valorizado, assim como a cultura regional, ingressando o Estado, definitivamente, no calendário nacional do maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas.
O prédio foi preparado pela empresa Leal Moreira e os espaços foram entregues para os profissionais para modificá-los livremente, com o compromisso de criar ambientes inováveis, atraentes, sustentáveis e de muito bom gosto para apreciação da sociedade paraense, que carecia de um evento desse nível.
Inovadora, surpreendente e inspiradora a edição comemorativa de 25 anos de CASACOR, apresenta naquele espaço soluções que revolucionam a relação das pessoas com seus espaços de viver, mostrando que criatividade e boas ideias cabem em qualquer espaço. Além de referência para profissionais da arquitetura e decoração e para quem vai construir, reformar, decorar, ou apenas contemplar, CASA COR PARÁ é um programa para toda família, com restaurantes, lojas, pocketshows, desfiles de moda, diversão e muito mais, numa área ampla que abriga 65 espaços, além de 03 jardins, todos trabalhados com o requinte e a criatividade de diversos profissionais que fazem do CASA COR PARÁ uma oportunidade de negócios sem igual.
Para os paraenses, até então, a CASACOR sempre foi um privilégio para poucos, que visitavam a mostra em outras cidades do Brasil, principalmente no centro sul e sudeste, mas a partir de agora, graças à ação empreendedora dos empresários César e Sandra Meira e Isan Anijar, franqueados da marca no Pará, a CASA COR chegou finalmente a Belém.
O evento acontece no período de 1º de outubro a 16 de novembro, de terça a domingo, das 12h00 às 22h00, com ingressos entre R$ 10,00 (meia entrada) e R$ 25,00. Para ter mais informações é só acessar: http://www.casacorpara.com.br
 
FONTE: ASCOM PM



Nenhum comentário:

Postar um comentário