História da Polícia Militar do Pará

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Aula de Abordagem do CEFS PM 2010

"Quem não acreditava está pagando para ver!" - Com esta frase um grupo de alunas do CEFS PM 2010, no pólo de Belém (CFAP), definiu o que está acontecendo no curso e como está a fase presencial. "Agora é uma trilha sem volta, já estamos à beira da formatura e muita gente que era contra mudou de idéia", comenta outra.
Apesar de tudo, a etapa presencial chegou e alguns Comandos Regionais, como é o caso do CPC resolveu liberar seus policiais militares, de segunda à sexta, para se dedicarem ao aprendizado e, assim, foi possível inclusive que alguns deles ficassem para as aulas da tarde para, mais uma vez, recapitularem o que foi visto pela manhã, como forma de investir no conhecimento pessoal.
As técnicas apresentadas dão conta de abordagens que vão desde a simples interpelação das pessoas na rua, até o uso de procedimentos mais contudentes, voltados à abordagem de alto risco, sempre primando pela segurança e pela dignidade do abordado à luz do que preceitua os Direitos Humanos.
Para o aprimoramento técnico, foram convidados (e convocados) policiais militares de OPM's como a CIOE e BPOT (Rotam) que, cotidianamente, atuam com níveis elevados de intervenção policial e se dedicam ao treinamento dessas técnicas. Entre os convidados estão os sargentos PM Cláudio, Rossiclei, Amaral, A.Silva e Silvano.
As avaliações, segundo o 2º Tenente PM Gaudêncio, são diárias e "tudo está sendo observado, pois essa é a hora de corrigir os erros para que depois, na rua, não se cometam falhas" assegurou o instrutor, opinião também partilhada pelo Sub Tenente PM Miranda.
O CEFS PM Leal, do RPMont, relatou que como motorista "é necessário conhecer tais técnicas, pois não sei quando vou precisar utilizá-las e, para isso, é bom estar preparado!". Outros, ainda comentaram que a relação entre os instrutores e aprendizes tem sido de troca e respeito mútuo, pois ninguém ali é o dono da verdade, pois cada lugar, situação é diferente como disse a CEFS PM Carmem (Cia Ézio).



 

2 comentários:

  1. Compartilho com a visão do AL CEFS LEAL, todos nós antes de mais nada somos Policiais Miliatares, indempendente da função exercida, ou do quadro a que pertence, assim como ao longo de nossas carreiras poderemos nunca fazer uso de tal conhecimento, na prática, não sabemos o que o dia seguinte nos reserva, devemos estar sempre prontos e atentos, pois, "A SEGURANÇA PRECEDE TUDO", e "NENHUM DE NÓS É MAIS FORTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS", e para os que não acreditaram na realização desse Curso, contemplem sua conclusão e êxito, parabéns à todos, instrutores e instruendos, nesta reta final, e que "DEUS" nos abençoe.

    ResponderExcluir
  2. estamos em treinamentos de técnicas de abordagens
    em Itaituba pois fazemos parte do pólo de ensino de PMPA no cefs2010

    ResponderExcluir