História da Polícia Militar do Pará

sábado, 27 de novembro de 2010

Imprensa Oficial investiga suas origens e alguns dos diretores poderiam ser policiais militares

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA) investiga suas origens para contar sua história  entenária e, entre alguns ex-diretores, possivelmente alguns seriam policiais militares. Essa foi a inquietação que levou uma das pesquisadoras, Srª Rosângela Moraes Baldez, a procurar o Comando da PM e Ajudância Geral, na última sexta-feira, 26/11/2010, para que fossem confirmados se alguns dos nomes dos diretores da IOEPA constam entre os policiais militares.
Os nomes são os seguintes: RAIMUNDO GONÇALVES CHAVES (1921-1925); OTERO SEABRA (1944-1945); RAIMUNDO DE OLIVEIRA MACHADO (1945-1947); ALVARO DA COSTA LOBO (1951); CARLOS VITOR PEREIRA (1951); MANOEL GOMES DE ARAÚJO FILHO (1957-1961); e JOSÉ CARDOSO DA CUNHA COIMBRA.
A mobilização para contar a história da IOEPA conta como colaboradores o Profº Dr. Otaviano, Diretor do Centro de Memória e Cultura da Amazônia e o Profº João Lúcio, Diretor do Arquivo Público, entre outras pessoas preocupadas com a memória regional.
As investigações na PMPA devem ser feitas no Centro de Inativos e Pensionistas, dirigido pelo Ten Cel PM Jânio, pois em tal centro encontram-se dados de todos os policiais militares que passaram para a inatividade da corporação (reserva e reforma), bem como deve-se entrevistar alguns inativos que se dedicam a rememorar a história institucional como os Coronéis Anástácio das Neves, Francisco Ribeiro Machado, Raimundo Nonato, Teodósio Machado, entre muitos outros.
Outra curiosidade da pesquisa desenvolvida por Rosângela Baldez é relativa ao funcionamento da IOEPA em um dos quartéis da PMPA, conforme o livro de Ildone.
As pessoas que puderem contribuir com a pesquisa deverão entrar em contato conosco pelo telefone 9137-5273, email: charlet@ig.com.br, ou ainda com a pesquisadora pelo telefones 8118-6021 ou email: rmbaldez@gmail.com
Caso se confirme a hipótese da pesquisadora a Polícia Militar poderá orgulhar-se de mais essa contribuição para a cultura estadual, a de ter abrigado entre seus oficiais, diretores da imprensa estadual, vamos torcer para que as investigações sejam profícuas neste sentido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário