História da Polícia Militar do Pará

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pará no rumo do conhecimento: mais dois mestrados para o Estado.

A Capes aprovou mais dois mestrados para o Estado do Pará: um para a UEPA e outro para a UFPA. Na UEPA foi aprovado o mestrado em Teologia e, na UFPA, na área de Sociologia, o mestrado profissional em Defesa Social e Mediação de Conflitos.
Este último, em particular, representa uma nova opção para os profissionais de Segurança Pública do Pará, pois vem ao encontro do interesse de grande parte dos policiais militares, civis e bombeiros que, possuidores de graduação superior, almejavam uma pós-graduação na área de atuação.
Cogita-se que a coordenação do mesmo recairá em um dos professores da sociologia que labutam na área da violência e conflitualidade como Wilson Barp, Daniel Chaves, Kátia Mendonça e Jaime Souza.
Dos 33 cursos autorizados, o Pará com apenas os 02 cursos aprovados responde por  6,06% dos cursos aprovados, contudo foi o único Estado da região Norte representado.
As demais regiões responderam pelos seguintes percentuais: Centro Oeste, 01 curso aprovado, 3,03; o Sudeste com 08 cursos, 24,24%; o Sul, com 09 cursos, 27,27%; e o Nordeste, com o maior número de cursos aprovados, 13, ficou com 39,39%.
O Estado que mais aprovou cursos foi o Rio Grande do Sul com 05 cursos (15,15%), seguido pela Bahia, com 04 cursos, depois Minas Gerais e Rio de Janeiro com 03 cursos cada um, logo em seguida seguem o Pará, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, com 02 cursos cada um e, com apenas um curso aprovado, seguem os Estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e  Piauí.

Veja o documento de aprovação no site da Capes







Nenhum comentário:

Postar um comentário