História da Polícia Militar do Pará

sexta-feira, 1 de abril de 2011

4º BPM da PMRJ - BATALHÃO CÉRBERO

Nas investigações para contar a história da Polícia Militar do Pará nos deparamos com o 2ºBPM, denominado atualmente de Batalhão Tiradentes, mas que fora denominado anteriormente de BGPM, Batalhão de Guardas da Polícia Militar do Pará, tendo como escudo simbólico o Cérbero, cão de três cabeças que guardava as portas do inferno e, até o momento de nossa pesquisa, não encontramos qualquer imagem desse símbolo na PMPA e, por isso, nos servimos de outras corporações para tentar vislumbrar como e porque tal símbolo foi utilizado na PMPA.
A esse respeito, nos deparamos, com o símbolo e a história do 4º BPM da PMRJ que ostenta o Cérbero como símbolo da OPM.

Na wikipédia verifica-se o seguinte resumo histórico da OPM carioca:

"O 4º Batalhão de Polícia Militar foi criado pelo Decreto nº. 6.012, de 04/10/1911. Possuía, naquela época, a denominação de 4º Batalhão de Infantaria, da então Força Policial. Sua instalação, porém, só se verificou no dia 24/10/1911 (data de seu aniversário). Foi constituído por componentes dos extintos 1º e 2º Batalhões de Infantaria da Força Policial.
Esta unidade permaneceu com a designação de 4º Batalhão de Infantaria até o dia 23/11/1957, quando passou a denominar-se Batalhão de Guardas. O seu brasão é a marca dessa época, representando "Cérbero",  o guardião do portão do Hades, na mitologia grega".
Quais seriam as semelhanças e diferenças existentes entre o 4º BPM-PMRJ e o 2ºBPM - PMPA?
Ambos os batalhões evoluíram de batalhão de infantaria da PM para batalhão de guardas, ambos se chamaram cérbero, até aí temos as semelhanças.
O nosso quartel deixou de se chamar Cérbero e o símbolo desse ser mitológico foi removido da entrada do quartel e no Cérbero carioca, a representação permaneceu até hoje.
Quem tiver informações e fotografias do 2º BPM, Batalhão Tiradentes, BGPM ou Btl Cérbero na PMPA, entre em contato conosco:
história@pm.pa.gov.br
(91) 9137-5273

Nenhum comentário:

Postar um comentário