História da Polícia Militar do Pará

sábado, 2 de abril de 2011

Jogo Paysandu x Bahia inaugura acesso à internet no Mangueirão


30/03/2011; 23:41
Manuela Viana
Secom/Agência Pará Notícias

Torcedor acompanha o jogo pelo celular
Os torcedores que estiveram no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) na noite desta quarta-feira, 30, para assistir ao jogo entre Paysandu e Bahia, válido pela Copa do Brasil, experimentaram o acesso direto e gratuito à internet, através do novo sistema Wi-Fi instalado pelo Governo do Estado. A nova rede faz parte do programa de inclusão digital e social NavegaPará.
"Antes assistíamos aos jogos ouvindo um radinho de pilha. Hoje, estamos acompanhando a partida conectados à internet, o que é fantástico, pois podemos enviar fotos, áudio e fazer comentários em tempo real sobre a partida para milhares de pessoas, de qualquer parte do país e do mundo", comentou o publicitário Glauco Lima, que assistiu ao jogo enquanto comentava a partida através da rede social Twitter. "Acredito que essa iniciativa do governo vai muito além de modernizar a programação esportiva, ela proporciona uma grande divulgação do Mangueirão, do esporte paraense e até a cidade para o resto do mundo", enfatizou.
O público pode acessar a rede através de computadores ou qualquer dispositivo móvel que incorpore a tecnologia Wi-Fi, como celulares e i-pads. O acesso à internet é totalmente livre, não necessita de senha e garante conexão em qualquer ponto do Estádio Olímpico. Além disso, permite que até 800 pessoas estejam conectadas simultaneamente.
"O projeto está em fase de testes. Ao final do jogo saberemos como a rede se comportou e, se acharmos necessário, vamos expandir a rede para permitir um maior número de acessos", explicou Theo Pires, presidente da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), executora do projeto.
A imprensa também foi beneficiada com a nova rede e agora poderá transmitir informações de qualquer ponto do Mangueirão, e não apenas da sala destinada aos veiculos de comunicação. O repórter fotográfico Marcelo Seabra confirma a qualidade do sinal. "Antes o acesso era inviável até com modem. Para enviar as fotos do primeiro tempo eu tinha que mandá-las em um cartão de memória pelo motorista. Hoje, ao final da primeira etapa do jogo, todas as fotos já estavam na redação. E isso muito rapidamente, sem que fosse preciso baixar a resolução das imagens. Então, pra mim a rede é fantástica", disse.
Monitoramento do Mangueirão: maior segurança
Segurança - Outro benefício que a nova rede Wi-Fi do Mangueirão está proporcionando é o monitoramento da vigilância eletrônica em tempo real, que registra toda a movimentação dentro e no entorno do estádio. "Estamos com 22 câmeras que nos permitem visualizar totalmente a área interna do estádio e diversos pontos estratégicos do perímetro externo. Isso otimizou bastante o nosso monitoramento, que também pode ser feito com apoio do comando na própria sede", explicou o tenente coronel Osmar Nascimento, comandante do policiamento, antecipando que o sistema será ampliado com a implantação de mais 12 câmeras.
O sistema implantado no Mangueirão é o Hotzone, que significa área de acesso livre disponibilizada pela tecnologia Wi-Fi. Além deste, há outras 129 Hotzones em todo o Estado, garantindo internet totalmente gratuita à população em espaços públicos como praças, pontos turísticos e aeroportos.
Para atender o público do Mangueirão foram implantados dois rádios, denominados NavegaPara_A e NavegaPará_B, atras de cada uma das traves do campo. O sinal de internet chega até o estádio através de fibra optica, da rede NavegaPará, e depois é distribuído via Wi-Fi pelos dois sistemas de rádio, que têm capacidade para transmissão de dados de até 4Mbps.
O projeto é similar ao implantado na praça de São Domingos do Capim para o "Festival da Pororoca", que disponibilizou internet para a imprensa local e nacional e também à comunidade durante toda a programação do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário