História da Polícia Militar do Pará

sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Quero agradecer a vocês, sobretudo como paraense, pelos relevantes serviços que prestam à sociedade", disse Simão Jatene aos Policiais Militares na noite desta quarta-feira (20), durante solenidade em homenagem a Tiradentes, Patrono das Polícias Militares do Brasil, realizada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Em discurso, Jatene falou do seu orgulho de ser o Comandante em Chefe da corporação e ressaltou que é possível sim fazer do Pará um Estado melhor e que os policiais têm papel fundamental para isso. "Algumas pessoas lutam por coisas, outras por causas, a Polícia, em especial a Militar, luta por causas e por isso merece todo meu respeito. Vou contribuir para que a corporação seja cada vez mais respeitada pela sociedade", disse Jatene, complementando que está feliz com os resultados já alcançados nesse pouco tempo de governo.
Durante a solenidade, o governador entregou 104 Medalhas do Mérito Tiradentes, como forma de destacar e valorizar os profissionais militares. Para os civis que a receberam, representa o agradecimento pelo apoio prestado à Polícia Militar, seja pelas parcerias realizadas, seja pela ajuda direta e indireta para a realização das ações policiais.
"Joaquim José da Silva Xavier deixou para as Polícias do Brasil o seu legado heróico, fez da Independência do Brasil o motivo de sua existência, ao ponto de não se importar em morrer por ela, tornando-se mártir da nossa independência. Por seu comportamento heróico, Tiradentes foi escolhido para ser o Patrono das Polícias Militares do Brasil", disse o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Mário Solano.
Também foram entregues medalhas do mérito Bons Serviços, concedidas a policiais com 10, 20 e 30 anos de serviço. Uma medalha especial, a Barros e Arouck, foi entregue ao coronel Carlos Eduardo Barbosa, pela criação do Manual do Calaveiro, uma publicação que contribui para as atividades da corporação. Promoções também foram realizadas na ocasião da solenidade.
Após a cerimônia, em um momento fora do protocolo, Simão Jatene disse aos policiais que fez questão de comparecer ao evento para dizer o quanto os respeita e que vai fazer o possível para que eles também sejam cada vez mais respeitados pela sociedade.
Um vídeo institucional marcante contou a história da PMPA e suas atividades diversas realizadas ao longo de quase 200 anos de história, de forma lúdica, com divulgação do dia a dia da corporação e dos projetos e programas sociais e de comunicação, as ações operacionais e as parcerias comunitárias.
Modernidade
A cerimônia teve transmissão on line pelo portal da PMPA, fruto de uma parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Estado (Prodepa) e com apoio da empresa 3D Produções, que filmou e deu sustentação técnica à transmissão, fator que possibilitou que os policiais militares e suas famílias, mesmo distantes geograficamente, pudessem estar unidos via web.
A noite em homenagem a Tiradentes foi muito prestigiada e contou com a presença de grande público, entre policiais, convidados e familiares. Diversas autoridades do Município de Belém, Secretários de Estado e desembargadores, promotores de justiça e juízes participaram do evento.

Crédito das Imagens: Eunice Pinto/Agência Pará
Texto: Manuela Viana - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário