História da Polícia Militar do Pará

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ASPIRANTES 2000 COMEMORAM 13 ANOS DE INGRESSO NA APM CEL FONTOURA

A turma de aspirantes à oficial da PMPA concluinte no ano de 2000 comemora da data de hoje, exatos 13 anos de ingresso na APM "Cel Fontoura".
A turma era composta por 57 alunos oficiais que ingressaram no 1º ano do CFO em 20/05/1998, tendo como primeiro comandante de pelotão o 1º TEN PM MAURO ANDRADE, atualmente no posto de Major PM, responsável naquela ocasião pelos primeiros ensinamentos aos jovens cadetes.
Ainda no primeiro dia, dois cadetes dessa turma pediram seus desligamentos, um estudante de medicina e outro formando em direito, este veio a ser posteriormente Oficial PM do Exército brasileiro, exercendo suas funções como advogado do EB.
A turma ficou então reduzida a 55 alunos oficiais, aos quais vieram a se juntar no decorrer dos dois anos seguintes os cadetes Balica (PMAC), Alan (PMAM) e Expedito (PMPA), que ao final da formação perfizeram 58 formandos, em 05/12/2000.
A turma conhecida como "Coiote", inspirada no desenho criado por Chuck Jones para os Estúdios "Warner Bros". 
O desenho conta a história de um Coiote que vive sempre faminto, querendo pegar o veloz e esperto Papa-léguas. Ele sempre planeja, constrói estratégias incríveis, utilizando dos utensílios produzidos pela Empresa ACME. Apesar disso, suas tentativas levam ao fracasso. O desenho conheceu seu apogeu na década de 90 do século XX, resistindo aos desenhos mais elaborados, marcando a infância de muitas crianças dessa geração.
A escolha desse "mascote" se deu pela identificação das situações reais vividas pelos cadetes e pela semelhança dos insucessos como o do Coiote e, assim, três anos de planejamento, de estratégias e de resistência ao rigor disciplinar do militarismo foram incapazes de evitar que a hierarquia e a disciplina mudassem a conduta daqueles jovens cadetes e os tornassem novos aspirantes da PMPA, em 2000.
A turma de 2000, última do milênio, recorda com alegria os momentos difíceis passados na "Fontourinha", assim como a mudança para o IESP onde teve que se adequar à realidade de integração com outros órgãos da Segurança Pública e com saudosismo os ensinamentos de muitos oficiais que contribuíram para moldar e forjar as condutas profissionais de muitos daqueles aspirantes, em sua maioria hoje capitães PM.
Recordamos assim, os Comandantes da APM os Coronéis Moisés Muinhos e Henrique Coelho; os Comandantes do Corpo de Alunos: Tenente Coronel Adilson, Tenente Coronel Roberto Coracy; os Comandantes de Pelotão: Ten Cel PM Romualdo Marinho, Major PM Mauro Andrade, Major PM Fialho e Capitã PM Máurea.
Inesquecíveis foram as atividades operacionais nas quais o serviço policial militar, por meio de estágios iam demonstrando o quanto haveríamos de nos preparar para a vivência Policial Militar, como as micaretas, policiamentos de carnaval, de praças desportivas, assim como os estágios em área de selva (EOPAS) e o de operações urbanas, tendo o Coiote mostrado sua tenacidade e persistência.
Lembramos com saudade dos companheiros que deixaram a corporação para seguir carreira pública em outros órgãos, os amigos ROGÉRIO BARBOSA QUEIROZ (PGE), GERSON ALBERTO DE FRANÇA (PF) e CLÉOMENES DE ALENCAR RIBEIRO (PF), os quais tem sabido manter vivos os laços que os unem com a alcatéia de amigos deixados na PMPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário