História da Polícia Militar do Pará

sexta-feira, 13 de maio de 2011

CFAP forma mais de 800 policiais militares

Stefanie Miranda, 21 anos, e José Pedro de Oliveira, 24, fazem parte da turma de 841 alunos que, ao final do curso preparatório oferecido pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Policia Militar do Pará (Cefap), passarão a compor o efetivo da corporação.  A formatura desta segunda turma, aprovada em concurso público realizado em 2009, está programada para o dia 31 de maio. Ao todo, 13 municípios terão o efetivo reforçado a partir do mês de junho. São eles: Belém, Castanhal, Altamira, Marabá, Conceição do Araguaia, Abaetetuba, Barcarena, Paragominas, Santarém, Tucuruí, Parauapebas, Capanema e Tailândia.
Stefanie e José Pedro, que serão deslocados para Breves, passaram dois anos participando das etapas preparatórias necessárias à formação militar, que incluiu  prova teórica, exames médico e psicotécnico, prova física e o curso prático em si, com duração de nove meses. “Nunca imaginei a possibilidade de seguir carreira militar. Minha inscrição no concurso foi uma grande aventura. Sinceramente não imaginei que chegaria até aqui”, revela Stefanie.
Segundo a futura policial, a imagem que ela tinha da corporação era totalmente contrária à que se revelou durante os meses de preparação no Cefap. “A imagem que eu tinha do policial militar era unicamente de soldados. Nunca imaginei que por trás existisse toda uma rica formação de conceitos, princípios e, principalmente, humana, o que me deixou completamente apaixonada pela função que irei exercer”, revela.
A catequista, que cuidava de crianças em sua comunidade, revela que também ficou surpresa com a presença da religião no dia-a-dia da corporação. “Me senti ainda mais segura por ver o quanto a fé estava presente aqui. Participamos diariamente de orações, missões e eventos ligados à igreja. Isso me fez sentir ainda mais em casa”.
Para o futuro soldado José Oliveira, a mudança de paradigma ao entrar para a corporação foi a mesma. E hoje ele não vê a hora de colocar em prática o que aprendeu durante o curso. “Espero contribuir pra que outras pessoas, como eu antes de entrar para a PM, mudem sua visão sobre o trabalho da corporação. Quero ajudar a fortalecer a imagem da PM como uma instituição solidária e correta que é, e que tem muito a oferecer à sociedade”, afirma.
Oliveira faz questão de ressaltar a importância das experiências que teve ao longo do curso. “Tive a oportunidade de conhecer um mundo totalmente diferente. Os profissionais com quem convivemos aqui nos ensinaram mais do que lições teóricas, eles nos trouxeram verdadeiras lições de vida”.
O tenente coronel Calderado, um dos oficiais responsáveis pela turma, ressalta a importância desta preparação. “A Polícia Militar tem uma preocupação permanente em formar profissionais preparados para servir o Estado. Por isso essa seleção e preparação são tão importantes. São jovens policiais que estão iniciando suas carreiras, muito mais motivados e dispostos, e que precisam estar prontos para essa responsabilidade”.
“Uma nova lei que estabelecerá critérios ainda mais rigorosos para a formação de profissionais da segurança pública está em estudo pelo Estado”, revela o Coronel. A expectativa é de que ainda este ano haja novo concurso público já sob as diretrizes desse novo dispositivo legal, o que garantirá um profissional de segurança ainda mais capacitado para atender as demandas do Estado.

Angelika Freitas - Secom
Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=76825#

Nenhum comentário:

Postar um comentário