História da Polícia Militar do Pará

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DIVULGA EDITAL PARA DOUTORADO

O tão sonhado dia de abertura do curso de Doutorado em História pela Universidade Federal do Pará chegou. Nesta segunda-feira, 16/05, através do Portal de Universidade (www.ufpa.br). As vagas são 12, mas como duas são destinadas aos professores e funcionários da UFPA, a disputa acirrada ficará por conta da demanda social que disputará as 06 vagas restantes, o que ainda é pouco e insuficiente para a demanda de mestres em História e em outras áreas afins.
Apesar disso, é o começo e as expectativas são enormes, principalmente para os professores que estão à frente do Programa de Pós-Graduação em História, pois o curso como um todo vem dando saltos de qualidade nos últimos dez anos, com ações como: interiorização do curso de História pelo interior com faculdades de História como a de Bragança, Cametá e Marabá; a grande frequência dos alunos no exame nacional do ensino superior; a implantação do mestrado em história; a realização da especialização em patrimônio histórico; a criação do Centro de Memória da Amazônia; a institucionalização da faculdade de História no campus de belém; o atingimento do nível 05 pela CAPES; e por fim, a implantação do doutorado em História.
Tudo isso só foi possível pela ação conjugada de esforços dos professores, gestores, alunos e demais colaboradores, entre os quais muitos anônimos que militam na área da história, mesmo sem fazerem parte do cotidiano acadêmico da UFPA.
A pesquisa, o ensino e a extensão devem ser fortalecidos com esse doutorado que tende a impulsionar também outras áreas científicas como a produção de literatura especializada sobre a história regional, minimizando impactos econômicos e sociais advindos da necessidade de deslocamento para o eixo sul-sudeste para se atingir o doutoramento, como muitos o fizeram, entre os quais a quase totalidade dos professores de História da UFPA.
Os interessados deverão fazer a leitura atenta do edital, que disponibilizamos abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário