História da Polícia Militar do Pará

quarta-feira, 25 de maio de 2011

BATALHÃO DE POLÍCIA DE CHOQUE COMPLETA 20 ANOS

Localizado na avenida governador Fernando Guilhon, esquina com avenida Assis de Vasconcelos, o Batalhão de Polícia de Choque há 20 (vinte) anos trabalha no controle de distúrbios e na restauração da ordem pública no Estado do Pará. 
O dia 26 de maio de 1992 marca o início da trajetória dessa OPM que passou por vários ajustes até se tornar uma das mais respeitadas tropas de choque das polícias militares brasileiras, responsável por ações de reintegrações de posse, revistas em casas penais, controle de distúrbios e, principalmente, mantendo forte doutrina que une cada um dos integrantes da tropa de choque em prol de um só objetivo: manter a coesão da tropa nas missões a si confiadas e alcançar os seus objetivos.
Nesses 20 (vinte) anos de existência merece destaque o zelo pelo preparo técnico-profissional e o alto nível alcançado pela tropa, fruto do investimento nos cursos de capacitação, entre os quais o curso de Operações de Choque, Ações de Choque e o Estágio de Controle de Distúrbios.
O Estágio de Controle de Distúrbios é a formação inicial do homem de choque, onde oficiais e praças são capacitados para as ações de distúrbios. Já os cursos de Ações de Choque e o de Operações de Choque, especializam a tropa para o desempenho de missões específicas dentro da tropa de choque. O Curso de Ações de Choque capacita Cabos e Soldados para o desempenho das suas missões específicas dentro da tropa de choque, já o curso de Operações de Choque, destinado aos Oficiais e Sargentos, capacita os comandantes dessas tropas e volta-se para o planejamento da referida tropa.
As comemorações dos vinte anos do Batalhão de Choque tem como ponto alto a formatura dos alunos do IV CURSO DE OPERAÇÕES DE CHOQUE, no qual há representantes de diversas unidades operacionais da capital e do interior do Estado, assim como de có-irmãs como as polícias militares de Santa Catarina, Rondônia, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba, além de um Fuzileiro Naval.
Além desse evento será inaugurado o Memorial dos Comandantes (galeria de fotografias de todos os comandantes do BPChoque) que serve como demonstração de reconhecimento pelo trabalho dos Oficiais que tiveram o orgulho de comandar essa tropa durante esse período, assim como será entregue a Láurea do Mérito Pessoal aos policiais militares reconhecidos pelo comando do BPCHOQUE como merecedores desse reconhecimento e, ainda entrega de Diplomas de Amigo do BPCHOQUE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário