História da Polícia Militar do Pará

sexta-feira, 10 de junho de 2011

I ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA DA PMPA: DICUTINDO A MODERNIDADE

O segundo dia do Encontro de Comunicação Corporativa da Polícia Militar do Pará iniciou com a apresentação do vídeo institucional da PMPA, material que foi distribuído a todos os participantes do encontro, a fim de que cada oficial participante, posteriormente, exibisse o vídeo em cada uma das suas unidades do interior do Estado.
A palestra da manhã "A importância da comunicação na pós-modernidade", foi proferida pelo Profº Dr. Artur Roman, que apresentou as matrizes construtoras da modernidade, fincadas na produção e difusão do conhecimento e da informação, imprensa, reforma religiosa, antropocentrismo, racionalismo, iluminismo, demonstrando a ruptura da Idade Média para a Modernidade, onde a luz deixa de estar na fé e passa a habitar o conhecimento humano, mas daí em diante tal conhecimento (a luz) deveria ser divulgada, difundida.
A pós-modernidade, abordada pelo palestrante, está repleta de contradições e de fluxos de comunicações que rompem as barreiras hierárquicas e institucionais, as informações são diluídas no processo de construção do ser humano. A implobabilidade da comunicação é um assunto recente para pensadores como Luhmann e Mainguenau e, a probabilidade da comunicação envolve processos emotivos de relacionamento humano e na defesa do processo de comunicação como inevitável e provável é defendido por Marcelo Assunção.
As informações na pós-modernidade são exaustivas, excessivas e compõem estratégias importantes para a manutenção do poder, pois anteriormente o poder era mantido com a manutenção das informações no âmbito do poder, atualmente o poder é mantido inundando-se o mundo com informações. Se antes as pessoas buscavam incessantemente ter acesso às informações e isso representava o obstáculo para as comunicações, hodiernamente o que se torna difícil é descartar o que não é interessante.
A pós-modernidade define o conhecimento como poder, o seu discurso é imagético, a socialização do espaço se dá pela virtualidade, as relações são não-lineares e as relações são fluidas devido a efemeridade dos acontecimentos e da descartabilidade das informações.
Todo esse caleidoscópio apresentado pelo Prof. Dr. Artur Roman levou os participantes à reflexão da necessidade que tem a Polícia Militar do Pará de reestruturar seu modus operandi de comunicação social para dar conta das novas expectativas que são criadas nesse contexto de evolução constante dos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário