História da Polícia Militar do Pará

domingo, 5 de junho de 2011

SEGUP SE POSICIONA SOBRE A VIOLÊNCIA EM ABAETETUBA

Mortes em Abaetetuba são apuradas com rigor, diz secretário
04/06/2011 18:07
Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação
Agência Pará de Notícias

"O governo não vai permitir que se instale no Estado uma escalada de violência”. A afirmação, contundente, do secretário de Segurança Pública Luiz Fernandes Rocha, feita durante coletiva à imprensa na tarde deste sábado, 4, no prédio da Delegacia Geral, evidencia a disposição firme de combater o crime em qualquer cidade do Pará.
Desta vez, a situação de anormalidade ocorreu em Abaetetuba, onde foram registrados seis homicídios em apenas dois dias, enquanto a média histórica de mortes violentas no município é de quatro por mês.
O secretário de Segurança, acompanhado do delegado geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, e do comandante da Polícia Militar, Mario Solano, informou que foram deslocadas para Abaetetuba missões especiais das duas forças policiais, com o objetivo de garantir a segurança da população lpocal e dar início às investigações sobre a série de crimes ocorridos desde sexta-feira.
“O compromisso do Estado é estar presente em todo e qualquer local que apresente uma situação de risco à população. Por isso, estamos acompanhando de perto o caso em Abaetetuba, que em menos de 24 horas fugiu da normalidade”, explicou Luiz Fernandes.
 “Ainda é prematuro apontarmos as causas destes crimes e até mesmo se existe uma ligação entre eles. O que podemos garantir é que o Estado não está medindo esforços para investigar as causas e, principalmente, solucionar este situação”, explicou o comandante geral da PM, Mário Solano.
Dois suspeitos já foram presos por um dos crimes cometidos na cidade. Desde a madrugada deste sábado, o município conta com reforço de homens da Policia Civil e um batalhão da Polícia de Choque da PM. Já estão no local, também acompanhando os casos, a Equipe de Homicídios da Policia, representantes do Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves e Corregedoria do Estado.
 Após a coletiva, o comandante-geral da PM, Mário Solano, e o delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, também deslocaram-se para acompanhar de perto as investigações em Abaetetuba.
Prevenção - Durante a coletiva, o secretário de Segurança falou sobre as ações desenvolvidas com o objetivo de diminuir ainda mais a criminalidade no Estado e destacou os números positivos de redução da violência. Nos primeiros quatros meses de 2011 houve uma redução de 15% da criminalidade em todo o Pará, comparado ao mesmo período do ano passado. Na região Metropolitana a redução dos crimes foi de 35% e em Belém o número é ainda maior, 37%.
“Uma das metas do governo é diminuir o numero de homicídios, desenvolvendo um trabalho de combate à impunidade e de prevenção”, explicou o secretario.  Para isso estão sendo tomadas medidas de impacto na segurança de todo o Estado. O principal alvo das operações de repressão à violência é o tráfico de drogas.
Com base em estatísticas, este é um dos principais motivos da ocorrência de crimes, principalmente o de homicídio. O Baixo Tocantins é uma das regiões que vem se destacando neste processo. Somente no mês de maio foram presos mais de 1.200 traficantes na localidade.
No âmbito da prevenção, o Estado vem desenvolvendo ações sociais através do Pró-Paz, para evitar que jovens e crianças sejam absorvidos pelo caminho da criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário