História da Polícia Militar do Pará

sexta-feira, 25 de março de 2011

Biblioteca Pública Arthur Viana completa 140 anos

A Fundação Cultural do Pará "Tancredo Neves" comemorou nesta sexta-feira, 25/03, os 140 anos da Biblioteca Pública "Arthur Viana" com inúmeros eventos culturais, literários e artístivos com ênfase na difusão da memórica estadual através do livro.
A cerimônia oficial de comemoração aconteceu às 19h00 no auditório Margarida Squiwasapa, contando com a presença do Governador Simão Jatene, da Deputada Simone Morgado, do Deputado Joaquim Passarinho, do Diretor do Centur, Nilson Chaves além de várias autoridades civis e militares.
Nos pronunciamentos das autoridades transpareceu a forte emoção de cada um ao se reportarem sobre a importância da Biblioteca "Arthur Viana", entre os quais destacamos a fala do próprio Diretor do Centur, Nilson Chaves, o qual agradeu ao Governador a oportunidade de poder se apaixonar por uma senhora de 140 anos que continua encantando e seduzindo a muitos, quer pelo conhecimento ali depositados, como pelo amor com que os funcionários se devotam ao serviço de preservação do acervo, fazendo votos inclusive de que o Governador apoiasse a reforma do prédio do Centur com 26 anos de construído.
A deputada Simone Morgado defendeu o patrimônio histórico e cultural da região bragantina e se colocou à disposição do governo do Estado no que fosse necessário para fomentar, incentivar e contribuir na preservação do patrimônio histórico e cultural da região, dando como exemplo a Arquivo Público Municiapal de Bragança.
Encerrando os discursos, o Governador Simão Jatene recordou os ensinamentos da infância em que aprendeu que o conhecimento é o único patrimônio genuinamente individual e retificou o ditado popular, acrescentando que o conhecimento não nos pertence e deve estar a serviço dos outros, a fim de que produza seus efeitos e esse é o papel da biblioteca, difundir conhecimentos. Prometeu apoiar a direção da FCPTN no que fosse possível, mas destacou a precariedade de recursos. Encerrou agradecendo a todos e refletindo que para a Europa, falar em 140 anos seria falar de algo muito novo e quase insignificante, porém falar em 140 anos de uma biblioteca na Amazônia é falar de inúmeros desafios vencidos.
A programação cultural continua no sábado e domingo, com lançamentos de livros, oficinas, bate-papos e muitas outras atrações. Uma das atrações de maior destaque é a exposição sobre os 140 anos da biblioteca, na qual se conta parte de sua rica história. É imperdível.
Acesse a programação, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário