História da Polícia Militar do Pará

segunda-feira, 21 de março de 2011

Prédio do 2º BPM será restaurado e sediará o evento CasaCor


Como resultado de mais uma importante parceria que o Comando da PMPA (CEL PM Mário Solano) consegue realizar.
Será feita a restauração do quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar, situado à rua Gaspar Viana, em Belém e tombado em março de 1984, pelo Departamento de Patrimônio Histórico da SECULT. 
Fotografia: Rubens Santos
O prédio, que tem sofrido a ação do tempo e a ausência de uma manutenção adequada, o que tem prejudicado muito de suas estruturas, tem um valor histórico importante, não somente para a PMPA, mas para a memória do Estado e do país.
Foi sede, por exemplo, do “1º Corpo da Brigada Militar do Estado”, que, em 1897, sob o Comando do então Comandante da Brigada, Coronel Sotero de Menezes, seguiu para Canudos, no sertão Pernambucano para o enfrentamento do levante local, que tomou projeção nacional.
Nesse prédio funcionaou a "Força Pública do Estado”, que combateu com sucesso os levantes "tenentistas" em Belém, em 1922. 
O restauro da edificação memorial será em função do evento CasaCor, que tem no empresário João Dória, de São Paulo, seu idealizador e que já possui 21 franquias no país. 
O evento de repercussão internacional é uma das maiores mostras de decoração, design, peças, materiais, tecnologia e equipamentos de altíssimo nível do país, e será realizado pela primeira vez em Belém, de 16 de setembro a 02 de novembro de 2011.
A realização do evento em Belém deveu-se  à iniciativa dos empresários Cesar e Sandra Meira e Isan Anijar, franqueados da marca no Pará, que deverão reunir cerca de 100 profissionais da área, os quais irão expor seus trabalhos ao público paraense e aos visitantes.
Após a realização do evento, a edificação histórica voltará a sediar a unidade PM e, provavelmente, será também sede da Banda da Polícia Militar e do Museu da Corporação, que será aberto à visitação pública. 
Em recente visita a capital do Estado, representantes da CasaCor, juntamente com técnicos da Construtora Leal Moreira, parceira do projeto e profissionais da Polícia Militar, sob a coordenação do CEL PM Carlos Oliveira, Subcomandante Geral da PMPA, foram ao prédio do 2º BPM para planejar as primeiras ações que serão desenvolvidas por conta do projeto que já figura com destaque na imprensa da região e teve apoio e incentivo do Governo do Estado.
Postado pela Ascom/PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário