História da Polícia Militar do Pará

quarta-feira, 2 de março de 2011

V Simpósio Internacional e V Simpósio Nacional de Geografia Agrária em Belém



A Universidade Federal do Pará (UFPA) sediará em novembro deste ano o VI Simpósio Internacional e o V Simpósio Nacional de Geografia Agrária que tem por tema "Questões Agrárias na Panamazônia no século XXI: Usos e Abusos do território".
A temática será abordada em xcinxco dias dse evento 07 à 11 nov 2011 por meio de três eixos temátixcos:
O primeiro discute a Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-americana, IIRSA, conjunto de ações políticas de grande amplitude, problematizando o paradigma de desenvolvimento e sustentabilidade, bem como seus impactos sobre os ecossistemas, os biomas, as nações indígenas, os povos da floresta, caboclos, ribeirinhos, camponeses e seus modos de vida.
A segunda mesa destaca as formas de apropriação dos recursos naturais na panamazônia, discutindo os conflitos que são construídos em torno dessas apropriações.
A terceira mesa novamente traz a relação entre estado e a questão agrária, problematizando as políticas de estado para o campo na panamazônia.
A programação conta com a realização da Jornada Jean Hébette, “Capital e Campesinato em conflito” em homenagem a esse pesquisador, desbravador e ativista, cuja obra desde a década de 1980 denuncia os múltiplos impactos e contradições da chegada dos projetos de exploração mineral e hidrelétricos na Amazônia. Construímos duas mesas: Os grandes projetos na Amazônia: leituras críticas e A resistência camponesa que exemplificam as preocupações de Jean, posseiro da ciência, que durante 30 anos cruza a fronteira amazônica estudando o campesinato.
O evento acontecerá no Centro de Eventos Benedito Nunes e tem como entidades a UFPA, UFOPA, IFPA, AGB-Seção Belém, UFAM, UNIR, UFAC, UEMA e IFMA. As inscrições custam de R$50,00 a R$200,00.
O evento é uma oportunidade impar para a discussão e a compreensão das tensões e conflitos que são gestasdos na panamazônia, pois aglutinará um seleto grupo de pesquisadores da América Latina, principalmente.
Aos órgãos de Segurança Pública, e à Polícia Militar em particular, o evento oportuniza a reflexão sobre a prática do Estado em relação às comunidades tradicionais, posseiros, grileiros e movimentos sociais, principalmente no contexto atual de discussão do UH de Belo Monte e seus impactos sócio-econômicos e culturais.
Fica aqui a sugestão aos companheiros de farda para participarem do evento, em especial os geógrafos.
Para acessar a página do evento clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário