História da Polícia Militar do Pará

quinta-feira, 10 de março de 2011

Laboratório de Direitos Humanos será inaugurado na UFPA

A partir desta sexta-feira, dia 11 de março, a Universidade Federal do Pará (UFPA), passa a contar com um laboratório específico para trabalhar questões relativas aos direitos do homem, articulando a pesquisa acadêmica à extensão universitária. É o Laboratório de Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD). Coordenado pelo professor Paulo Weyl, o Laboratório tem a oportunidade de aumentar o alcance do direito a diversos assuntos essenciais na nossa sociedade.


O espaço visa atender Instituições públicas e organizações não governamentais, sempre em ações que tenham como objetivo a afirmação e/ou proteção dos direitos humanos. O professor Paulo Weyl explica que o Laboratório de Direitos Humanos foi criado por resolução do Colegiado de Pós Graduação em Direito da UFPA na tentativa de potencializar as pesquisas realizadas nos diversos projetos constantes das linhas de Pesquisa do PPGD.

“Isso tem vantagens e implica limitações. Vantagens porque o laboratório pretende disponibilizar à sociedade importantes conquistas do conhecimento jurídico, alcançadas nas investigações acadêmicas, fato que ampliará a compreensão dos direitos nos diversos âmbitos da prática jurídica. Nossa idéia é possibilitar novas cognições e, quem sabe, propor novos modelos de demandas e paradigmas para decisão. Mas também enfrentaremos limitações, porque o laboratório terá sua atuação restrita às linhas de pesquisas do PPGD, de acordo com projetos apresentados por professores e/ou grupos de docentes do Programa”, explica o professor Weyl.


Assim, o Laboratório funcionará com uma triagem das demandas encaminhadas, respondendo somente no limite das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação. No ato da inauguração, o Laboratório já colocará em prática dois projetos: o “Escritório Modelo de Meio Ambiente”, e o projeto de “Proteção Internacional no Âmbito do Sistema Interamericano”. O primeiro tratará de questões agrárias e de meio ambiente; o segundo discutirá acerca do Sistema Interamericano de direitos humanos, estabelecido pela Organização dos Estados Americanos.


Enquanto a Pós-Graduação, normalmente é sinônimo de pesquisa, um dos grandes diferenciais do Laboratório é o seu princípio de extensão universitária.  Segundo Paulo Weyl, é muito importante que os Programas de Pós-Graduação valorizem não só a pesquisa como a extensão: “A pós-graduação deve ter estratégias para a formação e para o ensino, criando, para isso, mecanismos de diálogo com a sociedade, por via da extensão, proporcionando a ampliação da compreensão dos problemas investigados por nós, principalmente porque o Direito é, antes de mais nada, uma prática social”, afirma o coordenador. O Laboratório vai funcionar no bloco Lp do Campus Profissional.

Serviço:
Laboratório de Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito
Data de abertura: 11/03


Texto: Yuri Rebêlo – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário