História da Polícia Militar do Pará

terça-feira, 15 de março de 2011

Prédio do 2ºBPM será restaurado ainda este ano.

Brasão do Corpo de Polícia
O Comando da Polícia Militar estuda a possibilidade de que, sob a forma de parceria (convênio) com uma construtora e um grupo de arquitetos, o prédio localizado na Rua Gaspar Viana, 746, prédio do antigo 2º BPM (Batalhão de Guardas da PM) no bairro do Comércio seja restaurado.
Os termos do convênio estão sendo acertados no Estado-Maior Estratégico da corporação que deverá divulgar o ato ainda este mês e tal iniciativa está dentro do planejamento estratégico da instituição militar que aponta para a necessidade de revigorar a cultura, a memória e os valores polícias militares rumo às comemorações do bicentenário da PMPA.
Álbum de Belém, 1902
O prédio do 2º BPM, Batalhão Tiradentes, abrigou nos anos 60 e 70 do século XX, o BGPM (Batalhão de Guardas da Polícia Militar), que tinha por símbolo o Cérbero (cão de três cabeças que guardava a entrada do inferno, segundo a mitologia).
No século XIX a edificação serviu de quartel para o 1º Corpo da Brigada Militar do Estado, de onde as tropas policiais militares paraenses seguiram para o Arraial de Canudos em 1897.
Três são as edificações mais antigas da PMPA e que estarão sendo alvo das atenções nos próximos 08 anos, são eles: o prédio do 2ºBPM, o prédio do CME (Comando de Missões Especiais, antiga edificação do Esquadrão de Cavalaria) e o prédio do CFAP (na Ilha do Outeiro). Este último serviu inclusive como asilo de imigrantes italianos que vinham para a Amazônia, conforme pesquisa realizada pela Professora Marília Emmi do NAEA.

Abaixo, a reprodução de uma fotografia, cedida pelo Tenente Coronel PM Godinho, que mostra o prédio do CFAP em 1899.
Asilo dos Imigrantes Italianos - 1899
O trabalho de restauração desses quartéis deverá envolver tanto a Polícia Militar quanto a comunidade do entorno dessas edificações, principalmente porque dizem respeito a bens edificados que contam um pouco da história da própria sociedade paraense, pois segundo o planejamento estratégico para os 200 anos a "Polícia Militar é patrimônio do Pará".

Nenhum comentário:

Postar um comentário