História da Polícia Militar do Pará

quinta-feira, 10 de março de 2011

Professor do NAEA é selecionado para o Programa Cátedra Milton Santos

O professor e pesquisador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luis Eduardo Aragon, conquistou a primeira colocação na seleção do Programa Cátedra Milton Santos, do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

O programa da Cátedra é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Dessa forma, o docente passará um ano na Universidade de Coimbra, em Portugal, desenvolvendo um projeto de pesquisa e realizando outras atividades.

Luis Eduardo Aragon implementará, na Cátedra Milton Santos, diversas atividades. “Serei responsável pelas seguintes funções: desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre a migração entre Brasil e Portugal, destacando a participação da Amazônia nesse processo, aproveitando a produção científica do NAEA e do CES e um banco de dados sobre brasileiros que residem em Portugal, disponível no CES; oferecimento de um curso em nível de pós-graduação sobre a Amazônia no contexto internacional; co-orientação de dissertações e teses; fortalecimento da internacionalização do NAEA e da UFPA; e estabelecimento de uma agenda de cooperação entre o NAEA e o CES, abrangendo atividades de pesquisa, docência e intercâmbio acadêmico”, diz o professor.

Conhecimento - O pesquisador tem uma longa experiência em cooperação nacional e internacional, trabalhando nessa área praticamente desde que chegou à UFPA, em 1976. Dentre os projetos que já participou, destaca-se a fundação da Assessoria Especial de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) – hoje, Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade –, em 1986, da qual foi diretor; e a fundação da Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz) em 1987, da qual foi Secretario Executivo.

Unesco - Para o docente, participar dessas iniciativas contribuiu consideravelmente para que ele passasse a estabelecer importantes contatos com alguns órgãos internacionais. “Esses vínculos me permitiram entrar em contato com agências de cooperação, como a União Européia, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), o que me possibilitou a desenvolver vários projetos. E como resultado do meu trabalho de mais de 20 anos com programas da Unesco nas áreas de educação superior e meio ambiente, destaco a criação, na UFPA, da Cátedra Unesco de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável, que surgiu em setembro de 2006”, ressalta o pesquisador.

Na Cátedra, acontecem, sobretudo, ações entre instituições de nações em desenvolvimento. Um desses projetos chama-se "Desenvolvimento sustentável do meio rural e conservação da biodiversidade nas Reservas da Biosfera da Amazônia", o qual, segundo Luis Eduado Aragon, “busca estabelecer sinergias entre as ações das 10 Reservas da Biosfera da Pan-Amazônia.”

Milton Santos - A Cátedra Milton Santos desenvolve-se por meio de uma parceria do CES, da Universidade de Coimbra, com a Capes. Dessa forma, a cada ano, a Capes seleciona um pesquisador do Brasil para atuar na Cátedra, em Portugal. O nome da instituição é uma homenagem a Milton Santos, que para o docente do NAEA foi um dos mais importantes geógrafos e intelectuais brasileiros do século XX. “Sua obra conta com mais de 40 livros, além de diversas homenagens e títulos. Foi ganhador do prêmio Vautrin Lud, considerado o prêmio Nobel da geografia, e até agora, o único brasileiro honrado com esse prêmio. Foi, sem dúvida, um dos grandes geógrafos e pensadores do século passado”, finaliza Luis Eduardo Aragón.

Texto: Paulo Henrique Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fonte: Portal da UFPA (http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=4493)

Nenhum comentário:

Postar um comentário