História da Polícia Militar do Pará

domingo, 6 de março de 2011

A Polícia Militar, seus blogueiros e a virtualidade da comunicação: cutucando onça com vara curta ou blogando sem responsabilidade?


A Polícia Militar, seus blogueiros e a virtualidade da comunicação: cutucando onça com vara curta ou blogando sem responsabilidade?


As atividades de comunicação social em muitas atividades profissionais já sairam do controle dos órgãos de comunicação social em vários setores, principalmente com o advento das redes sociais, nesse particular, a Polícia Militar do Pará possui alguns blogueiros, entre os quais nos incluimos, contudo utilizando o jargão popular: "há PMs e PMs; blogueiros e blogueiros" e não há como misturar o joio com o trigo.
A rede mundial de computadores, através dos blogs, twiters, orkuts, facebooks, hi5 entre muitos outros deram condições à proliferação da informação e, porque não, da desinformação, o que para alguns oportuniza também a “blogagem descompromissada ou irresponsável” o que, para outros, serve apenas para “dar uma cutucadinha na onça, com vara curta”.
O cuidado com a responsabilidade por enquanto não é vivenciado pela maioria dos blogueiros, mas entre os militares parece que a hierarquia e a disciplina permanecem mesmo no âmbito virtual, principalmente quando a exposição da instituição conduz a prejuízos ao que vem sendo contruído ao longo de quase 200 anos de instituição. Nesta oportunidade, nos valemos das possibilidades e recursos da internet, das pesquisa do Google para tecer uma análise sobre a blogosfera policial militar, a partir de alguns questionamentos que podem ser feitos por quaisquer cidadãos que acessam os blogs, que comentam, discutem e interpretam a vivência e o cotidiano policial militar.
O período de análise e as interpretações se reportam exatamente à última semana do mês de fevereiro de 2010, indo quando possível até a data de início de cada um dos blogs em análise e nosso objetivo e levar os leitores a uma reflexão acerca do que se veicula até o momento e, se possível, dos interesses de cada um dos instrumentos de imprensa digital assinados por policiais militares.
São três os blogs que nossa análise se voltou: Saiba das Coisas, editado pelo Coronel PM Costa Júnior; blog do Wolgrand, Juvico e Cacá, editado pelo Major PM R/R Wolgrand (e também por Juvico e Cacá, personagens ainda desconhecidos da realidade concreta); e, evidentemente, o blog do Capitão Charlet, editado pelo Capitão PM Charlet.
Adiante apresentaçãos a comparação entre esses blogs


Comparação entre os blogs, número de visitantes e seguidores:
Blogues
Visitas/Totais
Seguidores
Visitas/dia
Saiba das Coisas
78239
137
289
Wolgrand Juvico e Cacá
5129
77
7
Capitão Charlet
21385
50
178
Comecemos do início:
O blog Saiba das Coisas possui 78.239 visitas e iniciou a atividade em janeiro de 2008, possuindo atualmente 137 seguidores. A relação interna do blog é a de que a cada ano 26.079 visitas, em cada mês são 8.693 visitas e por dia 289 visitas.
Considerando-se as 24h do dia, temos 12 visitantes por hora, uma cifra respeitável e que marca uma projeção social no âmbito Policial Militar. O sucesso demonstrado por esse blog pode ser medido pelo número de seguidores, num total de 137, além de fazer uso de uma série de outras alternativas digitais de comunicação como é o caso do facebook e do twiter.
A linguagem é clara e voltada a um público que transcende o espaço policial militar, pois as matérias são de interesse geral, além de não se tomar posturas de crítica ou denúncia. Poderíamos enquadrá-lo como um blog institucional de sucesso, não fosse sabermos que é privado.
Quando pesquisamos no Google os resultados para “Saiba das Coisas”, temos 2.290.000 resultados e o blog aparece logo na primeira opção de acesso, seguido por outras três opções que levam ao blog e ao facebook ligado ao blog, mostrando-se que tal blog se constitui num absoluto sucesso no que concerne ao número de visitas, seguidores e facilidade de acesso pela busca do Google.
Parabéns por isso ao editor, Cel PM Costa Júnior que, por sinal, é um comunicador de longa data, tanto que esteve à frente de programas de rádio em Santarém e em Belém (Estação Segurança, mantido em parceria da Ascom/PM e Rádio Nazaré.
Além disso, o Cel PM Costa Júnior possui uma passagem pelo mundo do techno melody e acesso às aparelhagens de Belém, tudo em prol da difusão da filosofia de polícia comunitária, tendo sido o Coordenador Estadual de tal programa. Não dá pra competir! Além do mais, o Coronel PM Costa Júnior, atual Chefe do Estado-Maior da PMPA, tem se mostrado como um adepto teórico e prático da “Onda da Paz”, seja pelas músicas, seja pelos posicionamentos, buscando agregar não só os coronéis da corporação, mas também a tropa.
O blog do Wolgrand, ou melhor, Blog do Wolgrand, Juvico e Cacá iniciou seus trabalhos também em 2008, precisamente em agosto desse ano, conta com 5.129 visitas e possui 77 seguidores. As cifras desse blog são as seguintes: são 2564 visitas por ano, 213 visitas por mês, 7,12 visitas por dia e 0,29 visitas por hora.
Os amigos Wolgrand, Juvico e Cacá, diferentemente do outro blog citado, este assume um caráter de denúncia, com matérias bombásticas e voltados às exposições das mazelas institucionais, não atingindo somente a PM, mas também o Ministério Público, a Justiça Estadual e o IFPA, instituição na qual um dos editores, segundo se lê nas matérias postadas, exerce a atividade de professor.
Wolgrand, segundo o próprio blog, responde a várias investigações, enquanto Juvico e Cacá não aparecem, tornando-se meros elementos virtuais do blog, mas há uma parceria com um Coronel PM R/R que posta algumas matérias em tal blog (Cel PM R/R Walmari Prata de Carvalho), além da Delegada Rubenita Pimentel, fazendo se acreditar que poderiam ser eles Juvico e Cacá ou vice-versa.
Assim mesmo nosso argumento não prospera, pois Rubenita Pimentel tem postagem no referido blog atingindo com cruzados de direita e esquerda o Coronel Walmari, como se pode ver na postagem de 26SET2010. Então, quem seriam Juvico e Cacá?
Podem ser amiguinhos virtuais ou mesmo não existirem nem na virtualidade, mas é marcado tal alternativa de comunicação pelo denuncialismo, pois já denunciou “escândalos” envolvendo a alta cúpula da PMPA, como também da Direção do IFPA, e algumas vezes se dirigiu ao Ministério Público e ao Judiciário Estadual. Para suavizar um pouco, se pode ler algumas poesias e outros artigos minoritários que discutem construções de mundo e visões filosóficas.
O denuncialismo talvez estivesse ligado às pretensões eleitorais do candidato Major Wolgrand à uma vaga no legislativo estadual, com o apoio declarado de Rubenita Pimentel (postagem de 16set2010), mas continuaram mesmo após o final do período eleitoral e, atualmente, procura dar continuidade ácida às críticas ao Comando Geral da PM, aos Coronéis, Oficiais e quem sabe lá será o seu alvo de agora em diante.
Indubitavelmente Wolgrand, Juvico e Cacá são apoiados por anônimos que destilam a acidez contra tudo e contra todos e, talvez, merecesse tal blog mudar de nome: Wolgrand, Juvico, Cacá e Anônimos ou ainda Wolgrand e os Anônimos Juvico e Cacá.
Ao se pesquisar no Google “blog do Wolgrand”, obtem-se 2.600 resultados e os quatro primeiros levam direto ao citado blog, demonstrando eficiência e facilidade de acesso dos interessados.
Enfim, passemos ao outro blog (nosso por sinal).
O blog Capitão PM Charlet iniciou as atividades novembro de 2010, posui 21.385 visitas com 50 seguidores. Então se conclui: teve 21.385 visitas em 04 meses; 5.346 visitas por mês; 178 visitas por dia; 7,4 visitas por hora.
É editado pelo Capitão Charlet e surgiu da necessidade de comunicação com 600, 752, 831 e 907 alunos do CEFS PM 2010 e que acabou por tomar outro caminho após a conclusão desse curso.
Nem denuncialismo, nem pretensões políticas, apenas um blog com grande potencial de ascensão, tanto assim que superou o blog do Wolgrand, Juvico e Cacá em número de visitas e se aproxima no número de seguidores, embora não ameace o Blog Saiba das Coisas.
O blog do Charlet também se comunica com outro público que não o da caserna, mas de historiadores, museólogos, patrimonialistas históricos e culturais, além de arquivistas e ao se pesquisar no Google, obtem-se 12.000.000 de resultados, dos quais os cinco primeiros levam diretamente ao blog procurado.
O número de resultados pela budca no Google nos coloca à frente dos demais blogs analisados, conforme a tabela abaixo:
Comparação entre os blogs em resultados na busca do Google
Blogues
Resultados
Saiba das Coisas
2.290.000
Wolgrand Juvico e Cacá
2.600
Capitão PM Charlet
12.000.000
As ferramentas de pesquisa do Google dão o primeiro lugar ao blog do Capitão PM Charlet com 12 milhões de resultados, em segundo lugar o blog saiba das coisas com 2 milhões de resultados e por último o Wolgrand, Juvico e Cacá, com apenas 2 mil resultados.
Não temos a pretensão de transparecer que nosso blog por si só é campeão em relação aos demais, pois vinculado ao nome “CHARLET” está a Charlet Nautic MCA, uma variedade de pintores, a um Charlet coube a invenção de equipamentos para o rapel e uma indústria de guindastes, além de uma numerosa árvore genealógica de belgas, franceses, suiços e outras nacionalidades.
Como não é esse o foco de nosso artigo, retomemos à discussão do título: cutucando a onça com vara curta ou blogando sem responsabilidade. Temos a plena clareza de que tal opção de difusão de idéias incomoda a muitos, pode se tornar inconveniente e perigoso, principalmente se os cuidados não forem tomados pelo editor acerca de comentários, principalmente de anônimos “desinteressados” e, por isso, com certeza não pode pagar o editores, mas deve, pelo menos, tomar os cuidados devidos ao postar os comentários que, longe de ser uma censura, importa em ser co-responsável pelos comentários que deixar passar em seu filtro e, daí, figurar como litisconsorte.
A todos os nossos competidores, um grande abraço e a manifestação de respeito pelo que fazem em seus blogs e aos nossos leitores a gratidão pelas leituras, comentários e interesse neste blog.



Um comentário:

  1. Os resultados, esse ou aquele, melhor e o pior, é apenas um reflexo da questão de gosto e da seleção do sujeito, para quem trabalha com observação de campo ou analise comportamental são elementos primordiais para encontros de entendimentos (senso de pesquisa e não censo de pesquisa. Esta é uma área social).
    Entendo que sua avaliação é muito tendenciosa pelo fato da exposição de sua intenção verbal, que age como clava de juízo de valor (crime na relação historiador X história), mas, o país é democrático (coordenado por um governo, rsrsrs), isto significa ter uma opinião, que justifica seu posicionamento, mesmo que ela seja condenar, tolhir, sacanear e muitos outros neste padrão de opções (pesquisa fechada). Não vejo Wolgrand longe dos números citados, até porque a opinião pública está sendo respeitada e o público que o visita é um público seleto e de opinião formada. É muito bom, ele (um antigo radical militar)já percebeu “isto”, coisa que pouca gente percebe ou acorda para realidade.
    Talvez os anarquistas sejam produtos dos pré-fabricados neste sistema em falência. Lembre-se vc pode ser o próximo!!!!!
    SGT Luiz Carlos

    ResponderExcluir