História da Polícia Militar do Pará

terça-feira, 29 de março de 2011

Começa a desocupação do quartel do 2ºBPM para a reforma

Painel expositivo do antigo Museu da PMPA
No último sábado, 26/03/2011, começaram os trabalhos de remoção da documentação encontrada no 2ºBPM, ação que faz parte da desocupação do prédio para início da reforma.
O trabalho de encaixotamento de documentos é acompanhado pelo Capitão PM Charlet, historiador da instituição, o qual deverá formar uma equipe para a higienização do material e tratamento a fim de resgatar a história da instiuição.
Montra (madeira e vidro)
Na incursão de sábado e de ontem, segunda-feira, foi possível localizar diversos documentos importantes, assim como perceber o desgaste sofrido pelo material, quando acomodado sem o devido cuidado. Encontrou-se também 08 (oito) mostruários (montras) do antigo museu da PMPA, assim como algumas peças de exposição que podem ter pertencido ao museu, a exemplo de um quadro com armas caseiras apreendidas pela polícia militar.
Caixas de documentos aguardando remoção
O volume de documentos é considerável, pois deve-se passar de 300 caixas grandes, com peso de mais de 1,5 toneladas de papel. Boa parte da documentação encontra-se em condições de recuperação, mas para isso deverá ser acionado o Arquivo Público do Pará que possui uma Seção de Restauro, principalmente devido o acometimento de vários documentos por insetos xilófagos, entre eles o cumpim e a traça.
Baú em ferro provavelmente do período 1890-1910
A remoção da documentação faz parte das ações PM 200 anos: patrimônio da sociedade paraense que abriga também projetos de pesquisa em história e preservação do patrimônio institucional, num primeiro momento e, posteriormente, de formatação do Museu Histórico da PMPA, onde se dará acesso à pesquisa aos diversos seguimentos estudantis.
Alguns objetos chamaram a atenção como um baú todo em ferro, possivelmente pertencente ao Museu e que pode ter sido utilizado no final do século XIX e início do XX, no período da Belle Epocque, onde o uso do ferro predominava.
Estação fixa de rádio (possível incorporação ao Museu)
Alguns utensílios característicos do policiamento de trânsito, monitores de computador, teclado e outros objetos eletrônicos em desuso pela corporação, entre os quais um aparelho de rádio transceptor Telepatch (estação física), provavelmente dos anos de 1970 que pode não ter sido objeto do Museu da PMPA, mas pode, se incorporar ao acervo museal doravante.
No sábado, estiveram também no prédio do 2ºBPM, os arquitetos e engenheiros responsáveis pela reforma e restauração da edificação para o evento Casa Cor 2011 - Belém, que ocorre em setembro próximo. Todos se mostraram ansiosos em ver a edificação reformada, restaurada e com a devida iluminação que vai dar o destaque necessário e mostrar o quanto o prédio é belo. O evento Casa Cor em Belém deverá incrementar o turismo de negócios na cidade, além de oportunizar ao público em geral o contato com o que há de mais moderno na decoração de ambientes, pintura, entre outros. O 2º BPM emprestará sua imponência ao evento que já nasce grande e promete muitas oportunidades aos investidores.
Hoje, 29/03/2011, pela manhã, deverá ser feita a remoção da documentação para o quartel do Comando Geral da PMPA, na Avenida Almirante Barroso, ao lado do Tribunal de Justiça.

Um comentário:

  1. Ola! Pesquisando na web sobre um baú de ferro de acabei de adquirir localizei seu Blog, sobre a desocupação da 2ªBPM gostaria de saber se vc têm alguma referência sobre este baú que foi localizado nas instalações do BPM. desde já agradeço

    natanael

    ResponderExcluir