História da Polícia Militar do Pará

quarta-feira, 9 de março de 2011

IESP e CPC "Renato Chaves" vão capacitar 400 Policiais Militares em Isolamento e Preservação de Local de Crime

O Conselho Superior do Iesp (Consup) aprovou, pela Resolução Nº 06/2011, o Curso de Isolamento e Preservação de Local de Crime que objetiva capacitar 600 agentes da Segurança Pública, dos quais 400 são Policiais Militares pertencentes às Zonas de Policiamento.
As demais vagas estão distribuídas da seguinte forma: 100 Policiais Civis; 50 Bombeiros Militares; 25 Guardas Municipais; e, 25 Policiais Rodoviários Federais.
O curso tem duração de 20 h/a e acontecem de segunda à quinta-feira no IESP, em Marituba e na sexta-feira, no CPCRC, no bairro do Benguí.
As inscrições dos Policiais Militares serão feitas na Diretoria de Ensino e Instrução, por indicação dos Comandantes de Zonas de Policiamento.
Serão capacitados 20 (vinte) Policiais Militares por turma e até o mês de setembro será atingido o número de 400 Policiais Militares capacitados.
Tal iniciativa permite a aquisição de conhecimentos básicos relativos ao local de crime, tão importante para a Polícia Científica e que, muitas vezes, é negligenciado no que tange à sua preservação por quem presta o primeiro atendimento nas ocorrências, no caso: Policiais Civis e Militares, Bombeiros, Guardas Municipais, etc.
Desta forma, ao final dos cursos será possível o entendimento operacional entre as forças que tratam da segurança pública e os peritos que, muitas vezes, tem seu trabalho dificultado pela violação do local de crime, mesmo que de forma não intencional.
Impressões digitais, fios de cabelo, gotas de sangue, escoriações, peças de vestuário, enfim qualquer artefato encontrado no local de crime pode ser importante e elucidativo na investigação e, muitas vezes, contribui sobremaneira para a identificação da autoria do delito e, por isso, tão importante se torna tal qualificação no quotidiano policial militar.
A primeira turma inicia dia 14/03/2011, às 08h00, no IESP.


Um comentário:

  1. Boa tarde Cap Charlet!
    Muito me interessou este curso, nós policiais militares que trabalhamos nas ruas em vtrs
    podemos e quase sempre acontece
    de depararmos com uma situação
    dessa, é muito importante saber as primeiras providencias a serem tomadas.
    Gostaria de saber com o Sr. o porque só o policiamento da Zpol ser autorizado a fazer esse curso aja visto que policiais da ROTAM também trabalharmos diretamente nas ruas?
    Obrigado e fique com Deus.

    ResponderExcluir